Solitários em comunhão (II)

À entrada da “Cartuxa de Miraflores”, o irmão porteiro, em silêncio e com um sorriso, oferece uma brochura que diz: “Como não nos é possível acompanhar-te pessoalmente, preparámos este folheto em que assinalamos o mais interessante da nossa igreja.

Por João Alves Dias

Fundada em 1442, por D. João II de Castela e Leão, esta Cartuxa é, na realidade, obra quase exclusiva de sua filha, a rainha Isabel, a Católica. De estilo gótico, dos finais do século XV.”

Foi, pois, com emoção que transpus o limiar daquele espaço onde os Cartuxos se encontram em oração. De uma só nave, divide-se em três espaços distintos: para os fiéis, coro dos Irmãos; coro dos Padres e Presbitério.

Detenho-me no retábulo do Presbitério. “É como um grandioso cenário onde se desdobra, de maneira visível, o mistério da Redenção que se atualiza de forma invisível no altar, quando se celebra a Missa”. Para além do valor artístico, é notável pelo seu programa catequético.

No corpo superior, destaca-se uma grande “Coroa de Anjos”, em forma de Hóstia, em cujo centro está Cristo Crucificado. A cruz é sustentada por Deus-Pai e pelo Espírito Santo sob a forma de um jovem. Sobre a Cruz, um pelicano. Aos pés da Cruz, a Virgem Maria e São João. Nos ângulos da Cruz, em círculos mas dentro da grande roda formada pelos Anjos, estão representadas quatro cenas da paixão.

O suporte da “ Coroa de Anjos” são as figuras de S. Pedro e S. Paulo, as colunas da Igreja. Sobre eles, os evangelistas S. João e S. Mateus e, debaixo, São Marcos e S. Lucas. Nos quatro espaços triangulares estão os quatro doutores da Igreja Ocidental: S. Gregório, Santo Ambrósio, S. Jerónimo e Santo Agostinho.

A parte inferior do retábulo tem como centro o “Sacrário” que contém a presença viva de Cristo. Sobre o Sacrário, um nicho alberga seis altos-relevos, fixados num torno giratório, correspondentes às grandes festas litúrgicas: Nascimento de Jesus, Batismo, Ressurreição, Ascensão, Pentecostes e Assunção.

De cada lado do Sacrário, estão os santos patronos dos cartuxos: S. João Batista e Santa Maria Madalena. Ao mesmo nível, nas laterais, veem-se Santa Catarina de Alexandria e Santiago. Entre estas imagens, mas em plano superior, surge a Anunciação e a Adoração dos Magos. Debaixo destes, dois altos -relevos representam a Última Ceia e a Descida da Cruz.

Nos extremos, do lado esquerdo, de joelhos, D. João II, fundador da Cartuxa, “conduzido” por Santiago; do lado direito, sua esposa, Isabel de Portugal, protegida por Santa Isabel com seu filho S. João Batista. Sobre os monarcas estão os escudos respetivos de Castela e de Portugal. Sem chauvinismos, soube-me bem ver o escudo português…

A visita completa-se com o magnífico Panteão Real em jaspe de Guadalajara, mandado construir pela rainha Isabel para seus pais que nele repousam.

Só se ama o que se conhece…