
O Grupo de Jovens da Paróquia de Santa Eulália e o Grupo de Jovens da Paróquia de Santo Estevão de Moldes, ambos de Arouca – Vigararia de Arouca/ Vale de Cambra, reuniram-se no fim-de-semana de 16 e 17 de Março na casa paroquial da Santa Eulália, sob a orientação do Sr. Pe. Pedro Rodrigues, Pároco das duas paróquias.
O objetivo principal deste encontro foi a reflexão sobre o papel dos jovens na igreja. No início da manhã de sábado fomos convidados a orar na Igreja Matriz de Santa Eulália, através do texto de S. Paulo sobre o Amor.
Posteriormente, os jovens foram desafiados pelos coordenadores a refletir, discutir e partilhar sobre a importância da missão jovem e sobre difundir a fé (“Ide e fazei discípulos, Mt:8:19,20”). Ainda no mesmo dia, no período da tarde, os jovens, guiados pelo grupo de jovens residente, caminharam até à capela de são João de Valinhas onde ouviram as histórias sobre esta celebração, as suas tradições, admiraram a beleza do local e recolheram um objeto que pertencesse àquele local com vista a entregar no momento do ofertório da Eucaristia dominical.
A tarde de Sábado terminara com a Adoração ao Santíssimo Sacramento presidida pelo Pároco Pe. Pedro Rodrigues na igreja matriz de Santa Eulália, e com o ensaio dos diversos cânticos que integram as celebrações dominicais, normalmente animadas pelo grupo coral local mas que neste fim de semana e de forma excecional a Eucaristia foi animada pelos dois grupos.
Para finalizar, antes de pernoitar, os jovens reuniram-se em mais um momento de oração onde foram levados a questionarem-se sobre o caminho que têm percorrido com Deus e a fazer uma reflexão onde foram lançadas questões para que se sentissem interpelados e se interrogassem sobre o seu papel na Igreja e como podem ser testemunhas da palavra e mensagem de Jesus Cristo hoje e sempre.
Este encontro foi marcado, a par de todos os momentos de oração e reflexão, por momentos lúdicos e de animadas conversas entre os grupos, de partilha de vivências e projetos. De um balanço profícuo deste encontro e convívio entre os dois grupos fica, para o futuro, a vontade de repetir mais atividades deste género, em conjunto.
Um bem haja a todos os que nos proporcionaram estes momentos de oração partilha e sobretudo deste encontro com Deus nesta Quaresma, que nos permitiu parar da azáfama e correria do dia-a-dia. (Inf: Sara Martingo – Grupo de Jovens de Moldes)