
Desde 1983 que os Grijoenses (Vila Nova de Gaia) sonhavam com um Lar. Eis que neste sábado dia 30 de março, na presença do bispo do Porto, D. Manuel Linda e do presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, esta comunidade viu realizado o seu sonho. A Paróquia de S. Salvador de Grijó, liderada desde 1995 pelo Cónego António Coelho, Vigário Geral da Diocese do Porto, inaugurou o tão sonhado Lar para Idosos do Centro Social da Paróquia de S. Salvador de Grijó.
Foi em 1998 que se iniciaram as primeiras respostas sociais através do Serviço de Apoio Domiciliário e do Centro de Dia. Presentemente, o Serviço de Apoio Domiciliário tem Acordo de Cooperação para 40 utentes e o Centro de Dia para 32 utentes.
Em 2004 dada a sensibilidade da instituição para as problemáticas relacionadas com a família, foi iniciado um serviço de carácter informal, denominado de Gabinete de Apoio à Família. Atualmente funciona sobretudo com apoio psicológico, e encaminhamento de situações de vulnerabilidade económica para os serviços locais de referência.
Mais tarde em 2005, a Instituição foi convidada pelo Centro Distrital do Porto |ISS a celebrar um Protocolo de Rendimento Social de Inserção, composto por duas equipas. Este presta, desde essa data, serviço de atendimento e acompanhamento a 440 famílias, numa lógica de proximidade.
Foi em 2012 que teve início a construção de uma Estrutura Residencial para Idosos com capacidade prevista para 42 camas, com quartos individuais e duplos e que agora doi inaugurada.
De referir ainda a participação do Centro Social da Paróquia de S. Salvador de Grijó, desde em 2014, no Projeto“Gai@prende+” promovido pelo Município de Gaia através da dinamização de atividades de animação socioeducativa enquanto componente de apoio à família nas escolas em horário não letivo A área de intervenção inicial foi o Agrupamento de Escolas de Júlio Dinis, tendo sido alargado em 2015 ao Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner e ao Agrupamento de Canelas, abrangendo cerca de 470 crianças.
Destaque também para o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social no domínio da ação social, com atuação nas freguesias de Grijó e Sermonde, Serzedo e Perosinho, Arcozelo e S. Félix da Marinha que já analisou 894 agregados familiares.
A obra do Lar (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas) está agora na fase de conclusão, tendo sido já investidos cerca de 3 milhões de euros, sendo ainda necessários 500 mil euros, aproximadamente, para a conclusão total da obra.
(RS)