Escutar Deus na Voz dos Jovens: edição no Grande Porto

Realizou-se no sábado 9 de Março mais um encontro “Escutar Deus na Voz dos Jovens”, desta vez para a zona pastoral do Grande Porto organizado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude e a Vigararia de Gaia Sul, no Santuário do Coração de Maria (Carvalhos).

Perto de 400 jovens estiveram presentes para assistir ao testemunho de outros jovens sobre como vivem a sua fé, mas também para transmitirem as suas preocupações e desejos para a Igreja a D. António Augusto. Todos receberam o crucifixo do Homem das Dores, para recordar o Cristo que está no sofrimento de cada irmão e como é possível diminuir as suas dores.

Ao longo do encontro várias ideias foram-se repetindo por diferentes intervenientes: – Os jovens não são o futuro, mas o presente da Igreja. E a Igreja é para todos: os que estão dentro, os que saíram e os que nunca vieram. –
Só os jovens conseguem evangelizar outros jovens (pela proximidade e compreensão da realidade). Aliás, uma das tarefas da Igreja passa por uma actualização e simplificação da linguagem. – Sobretudo na fé, há experiências que não se conseguem explicar: é preciso vivê-las e os grupos de jovens ou as Jornadas Mundiais da Juventude são exemplos disso. Pelo que o convite de Jesus “Vem e vê” continua bastante atual.

Os jovens querem uma Igreja que os escute e representantes da Igreja (desde religiosos a catequistas) que sejam bem formados e verdadeiros modelos de Jesus. Assim será mais fácil permanecer na Igreja. – Esta é uma geração extraordinária e disponível para colaborar com a Igreja, com vontade de colocar em prática todo o conhecimento, mas também o que lhes vai no coração, porque sabem que uma vida com Deus presente é uma vida bem vivida.

O encontro iniciou com o acolhimento em festa pelos elementos do GIJO e terminou em festa com o concerto dos Spiritus (Dehonianos).