Bispo do Porto no 40º aniversário da Paróquia da Areosa (Porto)

“40 anos a fazer caminho, caminhando…”
A Paróquia de N. S. da Areosa, nascida a 4 de Março de 1979, por decreto de D. António Ferreira Gomes, como paróquia experimental, celebrou em festa os seus 40 anos, no Domingo, 3 de Março de 2019.
Tivemos a grande alegria de ter connosco D. Manuel Linda, Bispo do Porto que teve uma extraordinária receção na entrada da Igreja com Guarda de Honra dos Escuteiros seguida depois de uma sessão de boas vindas, com as crianças da Catequese e animação musical pelo Grupo de Jovens.

Seguiu-se a Eucaristia, presidida por D. Manuel Linda e concelebrada por Padre Américo Aguiar, já nomeado Bispo Auxiliar de Lisboa e por sete sacerdotes Claretianos, a quem está entregue a orientação desta Paróquia, entre eles o Pároco, Padre José Diz e o fundador da Paróquia, que jamais a abandonou, o Padre José Maia. Participaram na celebração, dois Diáconos e o Grupo de Acólitos.

Os Presidente das Juntas de Freguesia de Paranhos e Campanhã, Alberto Machado e Ernesto Santos, este acompanhado pela Presidente da Assembleia de Freguesia, Sandra Santos, deram-nos a honra da sua presença.
E, numa igreja apinhada de gente, envolvida pelo toque da espiritualidade e pela beleza duma liturgia bem preparada e bem vivida, animada pelo Grupo Coral Litúrgico, ficou a certeza de uma comunidade viva e operante com quarenta anos de percurso e mais feliz neste dia pela grande notícia: “ É com alegria que vos anuncio que a Paróquia de Nossa Senhora da Areosa passa a partir de 4 de Março de 2019 a Paróquia definitiva.

É um presente de aniversário que vos ofereço”, disse D. Manuel Linda, sendo as suas palavras acolhidas com uma vibrante salva de palmas. Em seguida, o padre Diz fez a leitura do decreto que confirma esta decisão. Afirmou ainda o nosso Bispo na sua homilia: “Com esta notícia, peço-vos, cristãos da Areosa que ajudem a levar a todos a luz do Evangelho que gera fraternidade. Sejam sempre cristãos caritativos, fazendo opção por aqueles que precisam de ser ajudados nas mais variadas situações”. Deu os parabéns a todos os que a formaram, Sacerdotes Claretianos, leigos, muitos deles anónimos e, porventura alguns fora da paróquia. “Tendes um passado brilhante neste modelo que é o que procura o coração humano, preferir o amor ao ódio”.

No final o Pároco, visivelmente feliz, a todos agradeceu, dirigindo palavras de gratidão e louvor ao Padre Maia pela obra fantástica realizada nesta comunidade de que foi fundador, o qual responde com um simples: Muito obrigado! Uma ovação sentida e prolongada deu testemunho do agradecimento da comunidade.
D. Manuel Linda visivelmente feliz, recebeu uma placa em prata gravada com o agradecimento pela sua presença neste acontecimento e recordando a grande alegria que trouxe à nossa paróquia com o seu gesto de a tornar definitiva.

No Centro Social, foi o culminar da festa onde, com qualidade e carinho e muito requinte, foi servido um apetitoso almoço a todos os que se quiseram inscrever para compartilhar em família paroquial este inesquecível acontecimento. O padre Diz agradeceu a todo o pessoal do Centro Social da Paróquia pelo seu empenho em tornar esta festa inesquecível e a todos os que de uma ou outra forma trabalharam para que este dia ficasse como marco nesta comunidade.

Esta paróquia canta louvores ao Senhor pelas maravilhas que nela operou e relembra o cântico de ação de graças do grupo de jovens: “ Fora de Ti, para mim, não há amor”.

(inf: Margarida Martins Alves)