Formação na Escola Vicarial em Arouca/Vale de Cambra

Decorreu de 18 de janeiro a 1 de março a Escola Vicarial de Formação Cristã na Vigararia de Arouca/Vale de Cambra. A encerrar este ciclo de conferências esteve D. António Augusto Azevedo numa sessão que decorreu no Salão Paroquial de Mansores tendo apresentado uma comunicação sobre o tema “A Missão dos jovens – desafios do Sínodo”. O bispo auxiliar do Porto partilhou com os presentes a sua experiência pessoal enquanto delegado ao Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens a fé e o discernimento vocacional”.

As restantes sessões decorreram no Auditório dos Bombeiros Voluntários (Arouca) e no Santuário de Santo António (Vale de Cambra) com os seguintes temas e oradores: D. Manuel Linda, bispo do Porto – “Missão da Igreja na Diocese do Porto – desafios desta hora”; Dr. José Carlos Carvalho (UCP) – “O paradigma de Jonas – aprender a sair de si para evangelizar”; Pe. Adelino Ascenso (Sociedade Missionária da Boa Nova) – “Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo” (EG 273);  Pe. Almiro Mendes (Pároco de Canidelo, V.N.Gaia) – “Todos somos chamados a crescer como evangelizadores” (EG 121); Pe. Amaro Gonçalo (Pároco da Senhora da Hora, Matosinhos) – “Desafios às paróquias, hoje”; Pe. Américo Aguiar (Presidente do Grupo Renascença Multimédia, responsável pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais) – “Como ser missionário no mundo digital”.

Participaram nesta Escola Vicarial de Formação Cristã (Arouca/Vale de Cambra) cerca de 200 pessoas que, chamados a fazer uma breve avaliação, manifestaram a sua satisfação na forma como decorreram as sessões e ficaram com a promessa de que a Escola Vicarial de Formação Cristã é uma iniciativa para continuar.

(inf: Diácono Vítor Paiva)