Colóquio lembra Daniel Faria em Tabuaço

Na sequência da notícia divulgada na semana passada sobre Daniel Faria, importa lembrar que aquele jovem poeta, que esteve ligado ao seminário do Porto, à Faculdade de Letras e o Mosteiro beneditina de Singeverga, completaria em 10 de abril de 2019, 48 anos de idade. Neste ano, ocorrem também, no dia 9 de junho de 2019, 20 anos da sua morte (10-04-1971 a 09-06-1999). O Daniel esteve na origem da criação do que viria a chamar-se Casa Daniel, situada na Granjinha, perto do Mosteiro de São Pedro das Águias, por ele visitado em anos sucessivos. A Associação, que gere a Casa Daniel, decidiu promover um Colóquio “Se acender a luz não morrerei sozinho”: receção de Daniel Faria, a 20 anos da morte, nos dias 8 e 9 de Junho de 2019, para assinalar tal acontecimento.

Diversos trabalhos relativos aos seus escritos têm sido publicados em jornais e revistas, dada a virtualidade plurifacetada de um poeta maior. A sua obra tem merecido sucessivas edições e tradução em espanhol. Entendeu-se que Tabuaço seria o melhor lugar para tal evento, motivando uma visita dos participantes, no dia 9, à Casa Daniel e ao Mosteiro. A Câmara Municipal pôs à disposição o seu auditório. Por isso a Associação convida à presença nesses dias para inscrevendo-se para a participação no interessante programa preparado, que aqui divulgamos.

No dia 8 de Junho; 9h30, Acolhimento dos Participantes; 10h, Abertura, com Saudação do Presidente da Câmara, Carlos Carvalho; Palavras de Abertura do Presidente do Colégio de Fundadores da Casa Daniel, D. Carlos Azevedo, Saudação de José Rui Teixeira, da Cátedra Poesia e Transcendência Sophia de Mello Breyner, UCP Porto; 10h30: Mesa redonda – Daniel: lugares mal situados [Moderador: Francisco Jorge Freitas], com intervenções: “Daniel Faria, Beneditino em Singeverga”, pelo Dom Abade Bernardino Costa; “O Livro do Joaquim”, por Joaquim Santos; “Daniel Faria no Marco de Canaveses”, por Nuno Higino Teixeira da Cunha. Às 12h: “Raízes Bíblicas da Poesia de Daniel Faria”, por José Carlos Carvalho, UCP Porto De tarde, às 15h, Visita à Casa Daniel e ao Mosteiro de São Pedro das Águias; às 17h30, “Engenho e Génio de Daniel Faria”, por Luís Adriano Carlos, da Fac. de Letras da Universidade do Porto. Segue-se a celebração da Eucaristia de Pentecostes, na Igreja de Tabuaço e às 21h30 um Concerto na Igreja Matriz de Tabuaço, com o tema “Lado Aberto: Uma leitura musical e intertextual da poesia de Daniel Faria”, poemas de Daniel Faria, musicados e introduzidos por Alfredo Teixeira, UCP Lisboa. No domingo 9 de junho, 10h, “Uma pedra incendiada”: pedras e outras hierofanias cósmicas na obra de Daniel Faria, por Martinho Tomé Soares, Universidade de Coimbra; 10h40: «Mais interior do que o sangue no coração que me darás»: para uma leitura teologal da poesia de Daniel Faria, por José Pedro Angélico, UCP Porto; 11h45, “Ofício de morrer: a intimidade da morte na poesia de Daniel Faria”, pro José Rui Teixeira, UCP. Encerra com o almoço às 13h. A participação no evento é gratuita, mediante inscrição (considerando o número de lugares disponíveis no Auditório da Câmara Municipal de Tabuaço).

A Associação Casa Daniel convida os participantes no Colóquio a almoçar no dia 8 no Tachinho da Té. Para comparticipação nas despesas de organização, a Associação agradece os donativos dos participantes (IBAN: PT50 0018 000316437139020 16), indicando como custo de referência 25 euros por participante (por favor enviar comprovativo para casadaniel. tab@gmail.com).