Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing: 50 anos em Baltar

No passado dia 9 de Fevereiro, realizou-se em Baltar, Paredes, uma Grande Festa. O motivo justificava o envolvimento e a presença de muitos… a assim aconteceu. Foram muitos os que quiseram estar presentes e participar na Celebração dos 50 anos da Presença das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing em Baltar.

Em 1885, o Padre Adreas Amrhein fundou a Congregação que se tornou conhecida como “Beneditinas Missionárias de Tutzing”, para estarem presentes onde Deus não é conhecido ou está esquecido.

Fazendo um pouco de história, dizemos que a Congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing chegaram a Portugal, a convite de Dom Gabriel, Abade de Singeverga, no ano de 1961 e instalaram-se em Bande, Carvalhosa, Paços de Ferreira, com o título de “Instituto dos Santos Anjos, Missionárias de S. Bento, de Tutzing”. Já aí o seu carisma de presença no ensino ficou marcado com o abrir de uma escola doméstica particular, que inicia com 11 alunas. Mais tarde, em 1964, abrem uma escola em Paços de Ferreira, e iniciam o ano com 160 alunos. Em 1966 vão a Baião, para cooperar num curso de dois anos para auxiliares sociais rurais, numa Telescola, e no serviço aos doentes em ambulatório. Em 1967, fechada a escola em Paços de Ferreira, as Irmãs mudam de Bande para Paredes e iniciam o ano escolar com 150 alunos, naquelas que são hoje as instalações da Casa da Cultura de Paredes. Em outubro de 1968 a comunidade escolar de Paredes transfere a residência para Baltar (casa ao lado da antiga “Escola Preparatória”, espaço onde agora se encontra construída uma vivenda) mantendo ainda a escola de Paredes, que nesse ano começa com 209 alunos, e em Baltar inicia a atividade com o 1º ano da “Telescola” (atualmente 5º ano) “com 18 alunos da vizinhança e 6 meninas angolanas”. Em 1969 abre também sala de “Jardim de Infantil” com 12 crianças, e 2 salas de Telescola com 31 alunos. Em 1973, o ano letivo, em Baltar, inicia com 380 alunos, e em 1974 com 480. Aqui chegados, o Colégio das Irmãs abrangia, então, Jardim de Infância, Curso Primário e 7 classes do secundário.

Em 1975, com tudo o que envolveu a revolução do “25 de Abril”, abre o Liceu do Estado em Baltar, mesmo ao lado das Irmãs. O Estado deixou de financiar e em 1977 fecha a Escola das Irmãs em Baltar (então denominado Colégio Antero de Quental). Em 29 de Junho de 1977, as irmãs fazem a doação das suas instalações ao Instituto MADI (Movimento de Apoio ao Deficiente Intelectual), hoje EMAÚS. (fonte: Panorama resumido da Fundação em Portugal e dos Acontecimentos mais importantes nos primeiros 16 anos, Irmãs Beneditinas)

Mas a historia das “nossa Irmãs” ao longo dos anos não se resume à sua presença no meio escolar. Ela vai muito mais além: na presença na paróquia, participando na catequese, na distribuição da comunhão aos doentes; na atenção aos mais pobres (Vicentinas); com os idosos no Centro Social e Paroquial; no EMAÚS.

As comemorações dos 50 anos iniciaram no dia 21 de outubro (Dia Mundial das Missões), com Eucaristia de Ação de Graças, na Igreja de Baltar. No dia 16 de novembro tivemos um Encontro sobre “O nosso Carisma”, orientado pela prioresa da congregação em Portugal, Madre Elenice. Nos dias 14 e 15 de dezembro realizamos as “24 horas de Adoração para o Senhor”, na capela das Irmãs. No dia 18 de janeiro realizamos um Encontro com Testemunhos sobre os “50 anos de Presença” em Baltar.

Foram vários os momentos de convívio, partilha e celebração. Mas, o dia 9 de fevereiro era um dia especialmente esperado. E foi um Grande dia de Festa! Foi uma Grande Festa!

Fizemos a festa no EMAÚS, casa que tem por missão “Dar resposta a jovens e adultos portadores de deficiência mental e/ou outras associadas e suas famílias, através da satisfação das suas necessidades e expectativas, contribuindo para a realização do seu projeto de vida e valorização pessoal” [https://www.facebook.com/pg/emausbaltarparedes]. Casa onde as Irmãs se sentem em casa; onde todos nos sentimos em casa.

Iniciamos às 11h30, com a Celebração da Eucaristia em Ação de Graças pelos 50 anos da presença das Irmãs e também pelos 50 anos da Profissão Religiosa da Ir. Escolástica. Contamos com a presença do nosso Bispo, D. Manuel, que presidiu à celebração e que disse estar muito feliz por ver tanta gente a participar neste momento de Acão de Graças. Concelebraram cinco párocos amigos. Presente esteve também o P. Franclim, hoje com 86 anos e já aposentado, que lecionou no antigo Colégio das Irmãs em Baltar.

Esteve também presente a Madre Elenice, Prioresa de Torres Novas (região que engloba 7 casas de Portugal, Espanha e Angola), e quatro Irmãs. No final da Eucaristia seguiu-se um almoço-partilhado e convívio.

Neste momento fazem parte da comunidade de Baltar: a Ir. Goretti, Superiora da casa de Baltar, a Ir. Escolástica, a Ir. Letícia e a Ir. Mónica.

A Congregação conta hoje com 9 irmãs portuguesas: 3 em Baltar (Escolástica, Letícia e Maria Goretti), 1 em Angola (Alice, natural de Baltar) e 5 em Torres Novas (Deolinda, Conceição, Margarida, Fortunata e Plácida).

Irmãs portuguesas já falecidas: (Ancila, Idalina e Maria da Conceição).

A presença das Irmãs faz parte da história desta terra de Baltar e da sua gente; e de gentes de outras terras que por aqui passaram e com elas conviveram, e que saíram com as marcas da sua companhia. Visível – as marcas – nos sorrisos, beijos e abraços, que pudemos testemunhar à chegada de muitos para a Festa, nas conversas partilhadas durante o almoço; na alegria demonstrada pelo reencontro, em muitos casos de há muitos anos. Uma coisa é certa: foram muitos os que fizeram questão de dizer “PRESENTE!” neste dia tão especial. Desde as autoridades locais, Presidente da Câmara e Presidente da Junta de Freguesia, passando pelo meio associativo local, ex-alunos, amigos que vieram de longe e amigos que estão sempre perto para ajudar e acompanhar, porque se sentem acompanhados.

Um obrigado a todos quantos, direta ou indiretamente, ajudaram a tornar possível este momento tão especial.

E um MUITO OBRIGADO às Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing pela sua presença entre nós.

“Nada a antepor ao Amor de Cristo”, “Para que em tudo seja Deus Glorificado”.

 

Testemunhos das irmãs:

Ir. Escolástica: “Revivi a minha entrega ao Senhor, feita há 50 anos. Alegria e gratidão por tudo o que O Senhor me deu… o que pude realizar… e por todos os amigos.”

Ir. Goretti: “Senti muita alegria pela generosidade e colaboração de todos.”

Ir. Letícia: “Muito Feliz com a participação de tanta gente e a alegria espalhada no rosto das pessoas. Para mim foi um desafio para estar bem alerta com o testemunho que dou com a minha vida.”

Ir. Mónica: “Senti muita alegria e a gratidão das pessoas.”

Madre Elenice: “A gratidão é a perfeição do Amor. Celebrar 50 anos de vida nos proporciona uma grande alegria. Celebrar 50 anos de entrega da vida a Deus é uma dádiva divina. Celebrar 50 anos de um Trabalho Missionário em favor do Reino de Deus e da Evangelização das pessoas de boa vontade é dom e tarefa para nós Irmãs Beneditinas Missionárias de Tutzing. Ao Deus presente em nossa história Adoração, Louvor, Ação de graças e Glória. Nossos sinceros agradecimentos a Todos os que colaboraram para estas belíssimas comemorações e homenagens.”

(Inf. Paróquia de S. Miguel de Baltar)