O Conselho de Curadores da Biblioteca Adriano Moreira, constituído pela Câmara Municipal de Bragança, Academia de Letras de Trás-os-Montes, Instituto Politécnico de Bragança e Diocese Bragança-Miranda, instituiu o “Prémio Literário da Lusofonia Professor Doutor Adriano Moreira”, cuja apresentação pública ocorreu no passado dia 23 de novembro de 2018 em Bragança, na Biblioteca que tem o seu nome.
Este prémio literário, com o nome do Professor Adriano Moreira destina-se a distinguir trabalhos inéditos, originais e não publicados, nas modalidades de poesia, ficção (conto e/ou romance) e ensaio/estudo. Será atribuído de dois em dois anos e, este ano será em outubro de 2019 no âmbito do «Bragança – Encontro da Lusofonia» e tem como finalidades “promover a produção e a criatividade literárias, no âmbito da temática da Lusofonia, valorizar as relações culturais entre Instituições Culturais de Países de língua oficial Portuguesa e contribuir para a divulgação e prestígio da obra de autores que cultivam a diversidade dos valores culturais e identitários dos Povos da Lusofonia.
A este prémio podem concorrer os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou lusófona, maiores de idade. Os trabalhos a concurso devem ser enviados até ao dia 31 de maio de 2019, para a Academia de Letras de Trás-os-Montes (ALTM).
O regulamento pode ser consultado na página facebook da ALTM da rede social ou ser solicitado para o email: academiadeletrasosmontes@gmail.com.