“Escutar Deus na Voz dos Jovens” – Edição na Zona Pastoral Nascente

Sobre a iniciativa “Escutar Deus na Voz dos Jovens”, que está a percorrer as quatro zonas pastorais da diocese do Porto, recebemos este texto e foto que aqui publicamos sobre a edição na Zona Pastoral Nascente. Aconteceu a 16 de fevereiro.

Primeiro para uns, segundo para outros. No seguimento de chegarmos às 4 zonas pastorais, tivemos um encontro que juntou cerca de 250 jovens, no passado sábado dia 16, em Rebordosa, organizada pelo secretariado da pastoral juvenil da diocese do Porto, em parceria com a equipa vicarial da zona pertencente à zona pastoral Nascente.

Começamos com a abertura do nosso Diretor da Pastoral Juvenil o Padre Jorge Nunes, passando de imediato para testemunhos intervalados com vídeos do Papa, direcionados à juventude.

Tivemos 5 testemunhos, entre eles: dois casais, um padre que participou num rally missionário, uma voluntária da equipa dos peregrinos de Fátima e uma jovem do mundo do espetáculo. Cada um com experiências e vivências diferentes, mas com uma mesma fé perseverante, que nos alenta e ajuda a seguir em frente e por vezes ao desconhecido. Todos os testemunhos foram intensos e muito emocionantes, apenas vos deixamos algumas palavras: “Deus tem vindo a escrever a nossa vida”; “A fé ajuda a ultrapassar limites que julgávamos não conseguir ultrapassar.”; “Temos humanidade.”; “Podemos pegar em coisas tão simples para fazer anúncio e ajudar o próximo”; “Um sorriso pode fazer a diferença ao outro (…) podemos mostrar esse Deus maravilhoso pela nossa alegria.”.

Após estes belos testemunhos, tivemos uma hora de diálogo com o nosso mais recente bispo auxiliar D. Armando Rodrigues, tendo-lhe sido colocadas questões e reflexões pelos próprios jovens, em que tiveram hipótese de exprimir o que sentem e vêm da igreja.

Terminamos com um concerto cheio da alegria, preparado pela banda Spiritus, do movimento dos jovens Dehonianos.

Ainda teremos mais dois encontros nas restantes zonas pastorais, dia 9 de Março na Zona do Grande Porto e dia 23 de Março na Zona Sul.

Deixamos o uma pequena palavra do nosso Papa Francisco que nos dirigiu nas Jornadas Mundiais da Juventude no Panamá:

“Nem sempre acreditamos que Deus possa ser tão concreto no dia-a-dia, tão próximo e real, e menos ainda que Se faça assim presente agindo através de alguém conhecido, como um vizinho, um amigo, um parente. Nem sempre acreditamos que o Senhor nos possa convidar a trabalhar e meter as mãos na massa juntamente com Ele no seu Reino de forma tão simples mas incisiva.”