
Decorreu no passado sábado dia 9 de fevereiro em Lousada o primeiro encontro “Escutar Deus na voz dos jovens”. Dando resposta ao desafio lançado pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda, no início deste ano pastoral, abrindo a Igreja do Porto à escuta dos jovens crentes e não crentes, este evento é uma organização do Secretariado Diocesano da Pastoral da Juventude. Nesta primeira edição em parceria com a equipa vicarial da Zona Pastoral Norte.
Estiveram presentes neste encontro cerca de 300 jovens que começaram por ouvir testemunhos. Primeiramente dois casais recém-casados mostraram como é possível numa vida familiar, a entrega, o cumprimento da missão de cristão e que mesmo com outras responsabilidades é possível com persistência, manter o caminho que leva a Deus. Apresentados ainda outros testemunhos de vida, como o de uma juíza, o de um ex-presidiário e o de uma atriz que assinalaram como é possível sentir a presença de Deus no meio laboral e nos momentos de dificuldade. Estes testemunhos foram intervalados com breves vídeos do Papa Francisco dirigidos aos jovens de hoje.
Seguiu-se um período de diálogo com o bispo do Porto. D. Manuel Linda, que respondeu a questões colocadas pelos jovens, num momento no qual tiveram a possibilidade de exprimir o que sentem e veem na Igreja. Este encontro terminou com um concerto cheio de alegria apresentado pela banda Spiritus do movimento dos jovens Dehonianos.
Estes encontros terão outras edições nas próximas semanas nas restantes três zonas pastorais da diocese do Porto: 16 fevereiro na Zona Nascente; 9 de Março na Zona do Grande Porto; 23 de Março na Zona Sul.
Recordemos o pedido do Papa Francisco dirigido aos jovens nas recentes Jornadas Mundiais da Juventude no Panamá:
“Vós, queridos jovens, não sois o futuro, mas o agora de Deus. Ele convoca-vos e chama-vos, nas vossas comunidades e cidades, para irdes à procura dos avós, dos mais velhos; para vos erguerdes de pé e, juntamente com eles, tomar a palavra e realizar o sonho com que o Senhor vos sonhou.”
(RS)