Faculdade de Letras do Porto celebra centenário em 2019

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) foi criada em 27 de agosto de 1919, comemorando ao longo deste ano o seu centenário. As comemorações iniciaram-se em 18 de janeiro com uma contextualização histórica pela atual diretora Fernanda Ribeiro, em diálogo com Jorge Fernandes Alves, professor da instituição, e com a inauguração da exposição “20 anos: Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa”, no átrio e Biblioteca Central.

Integradas no programa anunciado, encontram duas conferências: em 19 de fevereiro, no Salão Nobre da Irmandade da Nossa Senhora da Lapa, Armando Malheiro, do Departamento de Ciências da Comunicação e Informação, abordará o conturbado período político da época de criação da FLUP, sendo moderador Pedro Vilas Boas Tavares, dos Estudos Portugueses e Românicos.

No dia 19 de março, Luís Miguel Duarte, do Departamento de História, apresentará “ A Faculdade de Letras do Porto e a História de Portugal dita ‘de Barcelos’”, sob a moderação de Eugénio dos Santos, professor aposentado da FLUP. Está ainda prevista uma exposição com o tema “Culturas e Geografias: 100 anos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto”, no Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e um colóquio internacional com o tema “As Letras entre a tradição e a inovação”.

Criada em 1919, a FLUP foi encerrada pela ditadura militar em 1928, reabrindo apenas em 1961, com sede no Largo da Escola Médica (ao Carmo), passando depois para instalações no campo Alegre e depois para as instalações atuais na Via Panorâmica desde 1996.