Na Festa da Apresentação do Senhor celebra-se o Dia do Consagrado. No dia 2 de fevereiro pelas 19 horas reuniram-se com o bispo do Porto, muitos religiosos e religiosas numa Eucaristia presidida pelo bispo do Porto. D. Manuel Linda a todos acolheu com muita alegria tendo afirmado, dirigindo-se aos consagrados presentes, que a Sé do Porto “é também a vossa Sé”.
O bispo do Porto, partindo das leituras do dia, recordou, na sua homilia, a importância da oração para a vida consagrada, para uma vida entregue a Deus: “Olhar puro, fé simples, oração contínua, entrega à bondade do Pai” – afirmou.
D. Manuel Linda assinalou também na sua reflexão a importância da vida comunitária e da castidade para os religiosos e religiosas, como condições para o dinamismo da vida de um consagrado.
Todos os religiosos e religiosas presentes fizeram a sua renovação comunitária da consagração com a Oração proposta pelo Papa Francisco para o Ano da Vida Consagrada que se celebrou entre 2015 e 2016.
Deus de Abraão, de Isaac e Jacob, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Pai, acolhe a oração que Te dirigimos. Olha com benevolência para o nosso desejo de bem e ajuda-nos a viver com entusiasmo o dom da vocação.
Pai, que no teu gratuito desígnio de amor nos chamas, na estabilidade ou na itinerância, a procurar no Espírito o teu rosto, faz com que levemos em nós a tua memória: que ela se torne fonte de vida na solidão e na fraternidade, para que, nas histórias do nosso tempo, possamos ser reflexo do teu amor.
Cristo, Filho de Deus vivo, que percorreste os nossos caminhos casto, pobre e obediente, nosso companheiro no silêncio e na escuta, mantém em nós a pertença filial como fonte de amor. Faz com que vivamos o Evangelho do encontro: ajuda-nos a humanizar a terra e a criar fraternidade, partilhando a fadiga de quem está cansado e deixou de procurar, a alegria de quem espera, de quem procura, de quem conserva sinais de esperança.
Espírito Santo, Fogo que arde, ilumina o nosso caminho na Igreja e no mundo. Dá-nos a coragem do anúncio do Evangelho e a alegria do serviço na quotidianidade dos dias. Abre o nosso espírito à contemplação da beleza. Aviva em nós a gratidão e a admiração pela criação, faz com que saibamos descobrir as maravilhas que realizas em cada ser vivo.
Maria, Mãe do Verbo, vela pela nossa vida de homens e mulheres consagrados, para que a alegria recebida da Palavra encha a nossa existência, e o teu convite a fazer o que o Mestre diz faça de nós intérpretes ativos no anúncio do Reino.
Ámen.