
A diocese do Porto na pessoa do seu bispo, D. Manuel Linda, decidiu oferecer um Jipe à Guiné-Bissau. Do Terreiro da Sé do Porto partem quatro sacerdotes diocesanos no próximo domingo dia 3 de fevereiro pelas 15.30h em direção a Bissau.
Os padres Almiro Mendes, André Ferreira, António Teixeira e Luciano Lagoa seguem viagem atravessando Espanha, Estreito de Gibraltar, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Senegal e Guiné numa aventura que, se tudo correr bem, demorará 9 dias. Esta é a melhor forma para garantir que o Jipe chega à Guiné-Bissau e logo começa a cumprir a sua missão.
Neste país, o quinto mais pobre do mundo, um Jipe é um veículo que salva vidas, devido à contingência do terreno, e que funciona, a maior parte das vezes, como ambulância em situações de emergência que, lá, são sempre muitas. Entretanto, o bispo do Porto viajará para Bissau de avião no dia 12 de fevereiro, para entregar pessoalmente o Jipe, bem como uma substancial oferta às Missões da Guine- Bissau. D. Manuel Linda vai visitar as dioceses de Bissau e Bafatá e algumas Missões.
Em pleno Ano Missionário a diocese e o bispo do Porto testemunham a sua fé indo ao encontro dos irmãos da Guiné-Bissau.
(inf: padre Almiro Mendes)