
Para o quadriénio 2019-2022 o bispo do Porto deu posse aos novos órgãos gerentes da Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) na passada segunda-feira, 28 de janeiro, no Paço Episcopal. Um momento no qual esteve também a administração cessante. Destaque para a presença dos bispos auxiliares, D. Pio Alves, D. António Augusto Azevedo e D. Armando Esteves e do Vigário Geral da diocese do Porto, Cónego António Coelho.
As primeiras palavras foram proferidas pelo Dr. Américo Ribeiro, Presidente que agora finda o seu serviço de 14 anos nesta instituição diocesana. E começou com um gesto significativo entregando um emblema de lapela da ODPS ao Dr. Manuel Moreira, novo Presidente. O Dr. Américo Ribeiro recordou todos os bispos com quem trabalhou e assinalou sentir-se no final de uma missão cumprida. Considerou-se enriquecido pelo percurso de 14 anos na ODPS e aproveitou a ocasião para agradecer ao jornal Voz Portucalense pela divulgação das atividades daquela instituição diocesana.
Por sua vez, o novo Presidente da ODPS, Dr. Manuel Moreira, ex-Governador Civil do Porto, agradeceu o convite e a confiança do bispo do Porto ao confiar-lhe esta missão. Afirmou querer conhecer melhor a Obra nos
primeiros tempos do seu mandato tendo considerado ser a ODPS uma instituição humanista e inovadora que desenvolve serviços de qualidade. Comprometeu-se a promover a inclusão social desde a infância até aos mais idosos, defendendo a vida e servindo na proximidade.
D. Manuel Linda, na sua intervenção, começou por assinalar o percurso da administração cessante agradecendo o longo trabalho desenvolvido. Recordou mesmo a tradição histórica do ativo laicado portucalense. Ofereceu a todos os membros da administração que agora conclui funções uma pequena lembrança. O bispo do Porto saudou os membros do novo Conselho de Administração e lembrou o desafio do financiamento das obras sociais como um dos principais que vão ter que enfrentar. Assinalou o desejo de que neste mandato possa vir a ser iniciado um estudo sobre as obras que estão sediadas fora da cidade do Porto e que poderão vir a ser ajudadas pela ODPS. Para que no futuro seja possível “caminhar numa perspetiva mais unitária” – disse D. Manuel Linda.
Recordamos os nomes dos novos órgãos gerentes da Obra Diocesana de Promoção Social agora empossados: Presidente, Dr. Manuel Moreira, Secretário, Dr. João Salvador Velez Pacheco de Amorim, Tesoureiro, Dr. Vítor Manuel de Vasconcelos Gonçalo, Vogal, Arq. Maria Filomena Castro Costa Osswald, e o Vogal, Dr. Vítor Emanuel Lopes de Andrade de Almeida Devesa. O Conselho Fiscal terá como membros o Padre André David de Vasconcelos Aguiar Soares, como Presidente, José Maria Gagliardini Graça da Silveira Montenegro, como secretário e Francisco José Marques Ferreira, como vogal.
(RS)