Obras de Sophia de Mello Breyner em exposição

Entre 25 de Janeiro e 22 de fevereiro de 2019, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), acolhe na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, a exposição fotográfica e documental inédita “Pour ma Sofie”, enquadrada no programa de comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen e produzida por Oxana Ianin com curadoria de Martim Sousa Tavares.

Entre 2015 e 2018, foram identificados na biblioteca pessoal de Sophia de Mello Breyner Andresen mais de trezentos livros com dedicatórias, oferecidos ao longo de sete décadas por autores e artistas como Teixeira de Pascoaes, Carlos Drummond de Andrade, Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes, Miguel Torga, Eugénio de Andrade, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Jorge de Sena, Herberto Helder e muitos outros.

Para além do testemunho das dedicatórias, estes livros guardavam entre as suas páginas dezenas de manuscritos inéditos, correspondência, traduções, ensaio e outros materiais. São certamente alguns dos livros de que ela mais mis terá gostado em vida.

A exposição estará patente de 25 de Janeiro a 22 de Fevereiro de 2019, de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (último acesso às 17h30), com entrada gratuita.