Amarante. Visita Pastoral: D. Armando Esteves visitou a Paróquia de São Salvador do Monte

Decorreu entre os dias 10 a 13 de janeiro de 2019, a Visita Pastoral à paróquia de São Salvador do Monte, em Amarante, contando com a presença de D. Armando Esteves Domingues, acompanhado pelo pároco, Padre José Sousa e Castro.

Foi a primeira Visita Pastoral realizada por D. Armando, após a sua nomeação pelo Papa Francisco, a 27de outubro de 2018, como Bispo Auxiliar da Diocese do Porto. O programa da Visita Pastoral foi organizado de modo a “…reavivar as energias dos obreiros do Evangelho; convocar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã; avaliar a eficácia das estruturas e instrumentos de Pastoral e conhecer as condições de vida das pessoas, suas necessidades e anseios”, segundo a orientação de D. Manuel Linda.

Na quinta-feira, dia 10, começou com o encontro com os doentes e idosos no Centro Paroquial e, de seguida, foi promovido um lanche convívio organizado pelo grupo de apoio aos doentes e idosos da paróquia. Foi possível ver e sentir a alegria e o acolhimento de quem o recebeu, bem como as palavras de conforto, coragem e esperança deixadas pelo Bispo aos mais sós e limitados pelas suas fragilidades. O Bispo visitou alguns doentes, nas suas casas. Fez questão de ser ele a ir ao encontro dos mais frágeis e das suas famílias para conhecer as realidades vivenciadas e sentidas e também dar uma palavra de conforto e esperança.

Na sexta-feira, dia 11, iniciou a visita às crianças da escola básica e jardim de infância. A visita decorreu nas instalações do jardim de infância onde se sentiu a alegria, o carinho e o entusiamo das crianças e da comunidade educativa como acolheram o Bispo. Houve muitas perguntas por parte das crianças, mas ficam registadas sobretudo as recordações partilhadas, não só pelas crianças, mas sobretudo pelo próprio Bispo, sendo o oitavo irmão de um grupo de onze irmãos… Muitas brincadeiras e traquinices! A frase que marcou este momento foi que ”devemos amar, amar, amar até nos cansarmos e quando nos cansarmos, devemos voltar a amar”. Foi feita depois a visita a algumas empresas e à Associação de Futebol da freguesia, designada por Sport Clube Salvadorense. O Bispo elogiou o empenho, a dedicação e o trabalho realizado ao longo de vários anos e incentivou a sua continuidade, em prol do bem comum. Terminou o dia no encontro com os responsáveis da Junta e Assembleia de Freguesia, onde foram partilhadas as tradições e cultura das gentes e, também, os sonhos, projetos e desafios que a Junta tem para o seu mandato, por forma a responder às necessidades sentidas pela população de Salvador do Monte.

Assembleia paroquial e celebração do Crisma

No sábado, dia 12 de janeiro, no encontro com as crianças e adolescentes da catequese, pais, avós e catequistas, o Bispo foi recebido como “um amigo que nos ama”, um momento muito caloroso e fraterno nesta Visita Pastoral. Após as apresentações do Padre Castro foram salientadas, no decorrer da conversa, as razões pelas quais é importante frequentar a catequese, conhecer Jesus para o amar e seguir, ser seu discípulo, ser feliz e fazer os outros felizes, amar e ser amado, pertencendo a uma só família, a Igreja.

Os pais foram convidados a serem mais participativos e colaborantes com a comunidade cristã na pessoa das catequistas. Foram também aconselhados a serem o exemplo para os seus filhos nomeadamente, no que respeita à participação na Eucaristia de domingo, tal como seu pai foi para ele e seus irmãos “ao domingo o meu pai ao sair da porta dizia, eu já cá vou”, ou seja, ele e os irmãos acompanhavam-no, seguiam-no para ouvir a Palavra do Senhor.

De seguida, verificou-se a apresentação e atuação do Rancho Folclórico de Salvador do Monte, uma Associação Recreativa fundada em 1981, com o objetivo de angariar fundos para a construção do atual Centro Paroquial, concluindo com um lanche convívio, um momento de partilha e diversão entre a comunidade. Posteriormente decorreu uma Assembleia Paroquial, realizada com todos os colaboradores da Paróquia e aberta a toda a comunidade.

O Bispo deixou palavras de estímulo para a construção de uma comunidade de “pedras vivas” e com espírito missionário e misericordioso. Reforçou a necessidade de participação de todos, desde os mais novos aos mais idosos, tendo cada um, um função única e especial, salientando a importância e a necessidade da formação dos diversos grupos pertencentes à paróquia, nomeadamente, catequistas, leitores, cantores, entre outros. No encontro com os crismandos, o Bispo lançou-lhes o desafio da sua caminhada na fé cristã, tornando-se mais ativos na comunidade, trazendo o seu espírito de jovialidade, criatividade e dinamismo para a nossa Igreja. O domingo, 13 de janeiro marcou o fim da Visita Pastoral.

O Bispo foi acolhido por toda a comunidade, realçando-se a participação dos crismandos e das crianças e adolescentes da catequese. Os mesmos proporcionaram momentos de alegria e carinho, através de uma largada de balões brancos, como simbologia da Paz entre os homens de boa vontade, acompanhada por cânticos de louvor a Deus. Seguiu-se uma procissão solene da Igreja até ao Centro Paroquial, com vista à realização da Eucaristia. Durante a madrugada, um grupo de pessoas de coração generoso realizou um tapete floral para embelezar este percurso presidido neste dia pelo Bispo, representando assim a figura de Cristo. Foi possível ver e sentir a sua alegria e o amor por esta Comunidade nos seus passos durante este pequeno percurso.

Foi na Eucaristia Dominical que foi celebrado o Sacramento da Confirmação ou Crisma, sendo nesse dia que se celebrava o Batismo do Senhor. Os crismandos através do Sacramento do Crisma confirmaram na fé o Sacramento do Batismo, que receberam aquando crianças e a pedido dos seus pais. Este momento encheu o coração de alegria do o Bispo D. Armando Esteves Domingues, que deixou palavras de conforto e de esperança a toda a Comunidade e incentivou a que a semente plantada durante a caminhada da catequese continue a dar frutos, a partir da Eucaristia, no quotidiano de todos.

No final desta cerimónia, foi possível verificar uma grande confraternidade entre a comunidade e D. Armando, tal como o mesmo disse “ficará para sempre no seu coração”, por ser a primeira Visita Pastoral enquanto Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, com a certeza que também irá ficar guardada nos corações de todos.

(inf. Catequista Sandra Liliana)