Proteção dos menores: Padre Lombardi será o moderador das sessões do encontro no Vaticano

O encontro sobre a proteção dos menores que terá lugar no Vaticano nos dias 21 a 24 de fevereiro decorrerá na presença do Papa Francisco na Sala Nova do Sínodo. Este evento reunirá os presidentes das várias conferências episcopais, os chefes das Igrejas católicas orientais, os superiores da Secretaria de Estado do Vaticano, os prefeitos das várias congregações e dicastérios da Cúria Romana e os representantes dos institutos religiosos.

No desenvolvimento dos trabalhos destaque especial para as sessões plenárias. Para moderar a reflexão dos participantes o Santo Padre convidou o padre Federico Lombardi, ex-Diretor de Sala de Imprensa da Santa Sé. O sacerdote jesuíta, que foi durante muitos anos diretor geral da Rádio Vaticano e agora é Presidente do Conselho de Administração da Fundação Ratzinger, será o moderador destes momentos fundamentais de debate.

Este encontro inédito no Vaticano vai organizar-se em grupos de trabalho, estando previstos momentos comuns de oração com escuta de testemunhos, uma liturgia penitencial e uma celebração eucarística final.

 A Comissão Organizadora deste encontro reuniu-se em Roma na quinta-feira 10 de janeiro. No final dos trabalhos, o Santo Padre recebeu em audiência os membros da Comissão, que o atualizaram sobre os preparativos.

O Papa Francisco assegurou a sua presença durante toda a duração do encontro.

(RS)