Papa nomeia vice-prefeito do Arquivo Secreto Vaticano

O Santo Padre nomeou o Dr Paolo Vian como vice-prefeito do Arquivo Secreto Vaticano, que até agora era Scriptor latinus e diretor do Departamento de Manuscritos da Biblioteca Apostólica Vaticana.

Nascido em Roma a 25 de agosto de 1957, o Dr. Paolo Vian graduou-se em 1978 na Escola Vaticana de Paleografia, Diplomática e Arquivismo  do Vaticano e em 1979 em Letras pela Universidade de Roma.

Tornou-se membro permanente da Biblioteca Apostólica Vaticana em 1983 e gradualmente assumiu posições de responsabilidade, até ser nomeado em 1999 Scriptor latinus e em 2003 diretor do Departamento de Manuscritos.

De 1989 a 1998, ensinou Codicologia na mencionada Escola do Vaticano e, de 1995 a 2005, Paleografia Medieval na Escola Superior de Estudos Franciscanos e Medievais no então Pontifício Ateneu Antonianum, atualmente Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.

Membro da Sociedade Internacional de Estudos Franciscanos, em 1993 ingressou na redação da “Revista de História da Igreja na Itália”. Desde 1996 é socio-correspondente (posteriormente correspondente científico) do Instituto Nacional de Estudos Romanos, e desde 1997, membro correspondente da Monumenta Germaniae Historica.

Desde 2019 o Dr. Paolo Vian faz parte do comité científico do Archivum Franciscanum Historicum. É autor de numerosas publicações científicas.