
O Princípio do ano começou, e também o 17º Capítulo Provincial dos Missionários Redentoristas. Reuniram no seu Seminário de Cristo-Rei em Vila Nova de Gaia sob o lema “Renovar o Coração, o Ardor, os Métodos e as Estruturas”. Nele participaram também Missionários Leigos do Santíssimo Redentor.
Nesta mudança de época, todos procuram encontrar caminhos aptos para anunciar a Boa Nova. O p. Alberto Eseberri, Vigário Geral da Congregação, orientou o primeiro dia de reflexão do Capítulo e apresentou também aos membros da Província Portuguesa o Plano Apostólico da Conferência dos Redentoristas na Europa. É um Plano ambicioso a partir do qual se procura orientar a missão dos quase 1500 membros da Congregação do Santíssimo Redentor (C.Ss.R.) que vivem na Europa.
O Vigário Geral, p. Alberto, falou ainda acerca do Processo de Reconfiguração das actuais Unidades da C.Ss.R. no continente europeu. Tudo isto exige a redistribuição de pessoas e de recursos num espírito de solidariedade missionária, sempre em ordem à missão. Mais do que uma mudança de estruturas, implica um processo de discernimento renovado e fidelidade criativa diante das Prioridades Missionárias e Apostólicas que nos desafiam.
O Capítulo escolheu também o novo Conselho Provincial para liderar a Vida Apostólica dos Redentoristas em Portugal nos próximos quatro anos: O Provincial é o padre Rui Santiago; o Vigário Provincial é o padre António Marinho; como primeiro conselheiro foi escolhido o padre Manuel Acácio; os conselheiros extraordinários são o padre Manuel Batista e o padre Alcino Fraga.
(inf: missionários redentoristas)