Missa de Natal no Hospital de Amarante

O Capelão do Hospital de Amarante, Pe. Nelson Soares, presidiu à celebração de uma missa de Natal, na tarde do dia 24 de Dezembro, no auditório desta instituição integrada no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, com o intuito de levar a alegria do nascimento do Deus Menino a toda a Comunidade Hospitalar nomeadamente doentes, médicos, enfermeiros e auxiliares da ação médica.

Concelebraram o sacerdote dehoniano, padre Joaquim Costa e o Monsenhor Clemente, antigo capelão hospitalar, tendo sido perante uma assembleia numerosa, constituída por alguns doentes, representantes da Direção e da Liga dos Amigos do Hospital, por mais de 50 acólitos e por mais de 20 crianças no coro, que o Pe. Joaquim proferiu a homilia. Aproveitou para apresentar o seu trabalho na ilha de Madagáscar – localizada ao largo da costa moçambicana, no oceano índico -, onde esteve durante os últimos treze anos. O relato do seu trabalho “entre os pobres dos mais pobres, aqueles que nada têm, nem sequer o que comer”, prendeu a atenção de uma assembleia atenta às suas palavras, das quais se destaca a afirmação de que “este pedaço da Europa em que vivemos, é bafejado pela abundância, que mais de metade da Humanidade não consegue sequer experimentar”.

Para além disso, também enumerou as dificuldades das gentes daquela ilha, na área da saúde tendo, por isso, ajudado a promover a construção de um hospital, que serve para colmatar as necessidades básicas daquela população e, assim, salvar inúmeras vidas.

Em suma, com esta iniciativa, o Pe. Nelson Soares, difundiu a mensagem do verdadeiro espírito natalício, em que o Verbo se fez carne para habitar no meio dos Homens; por isso, toda a Assembleia recebeu a Luz que emana do Presépio, verdadeira fonte de alegria e de renascimento para toda a Humanidade. Simultaneamente, ao som de cânticos de Natal crianças, adolescentes e adultos interiorizaram, profundamente, a alegria desta Eucaristia, levando para as suas Famílias uma mensagem de alento e de esperança da parte do Deus Menino!

De realçar ainda a intervenção do Monsenhor Clemente, após o momento de ação de graças, em que o mesmo proferiu palavras tocantes, sobretudo em relação aos doentes que sofrem, mas que não são esquecidos pela graça do Deus que acolhe e que ama, a todos, sem exceção! No final desta celebração coube ao Capelão Hospitalar, auxiliado por um grupo de acólitos, levar o Menino Jesus a beijar aos doentes ali internados. Na oportunidade foi oferecido aos médicos, enfermeiros e auxiliares um pequeno bolo-rei, exemplo dos sinais de Natal, que a todos encheu o coração, recordando-lhes que é no nascimento de Jesus Cristo, que o Homem concretiza os seus anseios mais profundos pelos caminhos da vida terrena.

(inf: Rosa Helena Carvalho)