CCC: sessões sobre jovens – Ciclo “A Igreja em saída” (8 jan, 5 fev)

O ciclo A Igreja em saída: Viagem pela Igreja de Francisco, que tem decorrido no Centro de Cultura Católica (CCC), inicialmente pensado para ser concluído em dezembro, contará com mais duas sessões, em janeiro e em fevereiro. Ao CCC, à Formação do Diaconado Permanente e ao Secretariado Diocesano das Missões, junta-se agora na organização também o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil.

O ciclo, que tem vindo a apresentar o estilo pastoral do papa Francisco e o seu modo de ver a missão da Igreja, volta-se agora para os jovens, no contexto do último Sínodo dos bispos sobre Os jovens, a fé e o discernimento vocacional, realizado em outubro, e das Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrerão no Panamá, em finais de janeiro.

A 8 de janeiro, às 21 horas, D. António Augusto Azevedo, que participou como padre sinodal no Sínodo dos bispos, proferirá uma conferência sobre o tema Os jovens e a missão da Igreja: Um olhar sobre o Sínodo dos bispos. A abrir a conferência será apresentado um pequeno vídeo alusivo ao Sínodo, com testemunhos de alguns padres sinodais e sobretudo de jovens auditores.

A 5 de fevereiro, às 21 horas, será projetado o documentário Francisco e os que buscam o futuro; documentário sobre os jovens realizados no contexto imediatamente antecedente ao Sínodo. Será introduzido e comentado pelo P. Jorge Nunes, diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil, que refletirá sobre a juventude, tendo em conta o documentário, o Sínodo e as Jornadas da Juventude.

Destinadas à formação permanente dos diáconos e a todos os interessados, estas duas sessões serão particularmente indicadas para os jovens e os seus animadores. A entrada é livre, não sendo necessária qualquer inscrição.