Obra Diocesana de Promoção Social em Ceia de Natal

A Obra Diocesana de Promoção Social (ODPS) promoveu na noite de 15 de dezembro de 2018 um convívio ceia de Natal com os seus dirigentes e trabalhadores , sob a presidência do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, que contou com a presença do Bispo Auxiliar D. António Taipa, do representante da Câmara Municipal do Porto, o vereador Fernando Paulo, dos Presidentes das Juntas de Freguesia onde o obra se encontra em funcionamento, de responsáveis de departamentos municipais e outras entidades.

Festa de Natal é de convívio de responsáveis e trabalhadores e ocasião para vários momentos: palavras do Presidente do Conselho de Administração da Obra, Américo Ribeiro, homenagem de gratidão aos trabalhadores que completaram 25 anos de serviço (iniciado no ano de 1993), palavras de Francisco Carvalho Guerra, antigo professor e Presidente da Universidade Católica (Porto). Este salientou que a ODPS na sua ação solidária ensina a “ver com o coração”. Fernando Paulo salientou a Obra como escola de cidadania, esforço de coesão social, louvando a qualidade da sua ação e afirmando o compromisso de apoio da Câmara Municipal da cidade.

O encerramento coube ao Bispo do Porto, D. Manuel Linda, na qualidade de patrono da Obra Diocesana. Recordou a inserção e história da instituição e a sua dimensão de solidariedade; nas suas vistas verificou a dedicação dos seus trabalhadores, transmitindo-lhes uma palavra de agradecimento pela sua ação; assinalou o sentido da colaboração institucional para o bem comum, propondo o seu “timbre de relação humana” e o “suplemento de alma” que a Obra deve valorizar na sociedade. Pediu aos trabalhadores “Mais coração nas vossas mãos” para que a Obra continue a ser um “antídoto á solidão”. No dizer escrito de Américo Ribeiro, “ há um afeto à espera de quem o merece” e a ODPS afirma um sentimento de compaixão para quem dele necessita.

(CF)