Próximos na pobreza e na solidão: a Mensagem de Natal do bispo do Porto

Na sua primeira mensagem de Natal aos diocesanos do Porto, D. Manuel Linda lembra que “Deus está connosco” e assinala “a pobreza e a solidão do presépio” quando a Sagrada Família de Nazaré chega a Belém.

“Quando aquela família de Nazaré se instala em Belém não tem nada, nem está ninguém. Apenas a solidão e os animais. Mas Deus providencia e de um momento para o outro o anjo vai anunciar aos pastores e os reis do Oriente também sentem no coração e  na sua consciência a vontade de se dirigir ao encontro do Menino. E aquilo que era a solidão completa e a pobreza total transforma-se em convívio, como os nossos presépios tanto representam” – afirma D. Manuel Linda.

Na sua mensagem de Natal o bispo do Porto diz que esta páginas do Evangelho são atuais pois “há tantas famílias e pessoas que vivem na pobreza”. D. Manuel Linda pede na sua mensagem que os católicos se aproximem de quem está na pobreza ou solidão. “Batamos-lhe à porta, levemos um sorriso, um carinho e porventura aquilo que falta à sua mesa” – declara o bispo do Porto.

“Que 2019 seja jamais um ano de solidão, mas de companhia, de graça, de fraternidade, de solidariedade” – afirma D. Manuel Linda na sua mensagem de Natal e de votos de Ano Novo.