D. Pio Alves propôs mensagem de esperança na Visita Pastoral às paróquias de Fregim e Louredo

O Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves, realizou, de 19 a 25 de Novembro, a Visita Pastoral nas paróquias de Santa Maria de Fregim e S. João Baptista de Louredo, na Vigararia de Amarante, deixando uma mensagem de confiança e esperança em Jesus Cristo que, “desde que saibamos abri-nos a Ele, tudo é capaz de fazer na vida de cada um”. As paróquias de Fregim e Louredo, paroquiadas pelo Padre Mário Jorge Ferreira e pelo vigário paroquial Padre Célestin Beziminyera, receberam com grande entusiasmo o seu Bispo numa cerimónia simples na igreja Paroquial de Fregim que, ao fim da tarde do dia 19, acolheu D. Pio Alves para o início da Visita Pastoral em ambas as paróquias.

O Bispo Auxiliar do Porto, depois de acolhido pela Comunidade em oração na Igreja Paroquial de Fregim, foi recebido na sede da Junta de Freguesia de Louredo e posteriormente na Junta de Fregim recebendo por parte dos autarcas daquelas freguesias saudações de boas vindas e o entusiasmo de naquela semana o ter em visita Pastoral dando um sinal de proximidade da Igreja com as suas comunidades e abertura à sociedade.

Ao longo da semana D. Pio Alves reuniu com o Conselho Económico de Santa Maria de Fregim e S. João Baptista de Louredo, encontrou-se com os membros do CPP de Fregim e alguns membros dos grupos paroquiais de Louredo, esteve com o grupo de crismandos e visitou a catequese num encontro muito participado por catequizandos, pais e catequistas.

Ao longo da semana D. Pio Alves visitou doentes, foi recebido no Lar da Estância da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, visitou os mais pequenos no infantário e escola básica de Fregim e ainda dedicou duas tardes a visitar empresas tomando assim conhecimento do dinâmico tecido empresarial destas localidades do concelho de Amarante.

As celebrações desta visita Pastoral ficam marcadas pela participada Celebração do Doente com administração da Unção dos Doentes de ambas as paróquias na Igreja de S. João Baptista de Louredo, celebração penitencial e confissões gerais em ambas as paróquias, a Eucaristia, no sábado, de encerramento da visita Pastoral em Louredo e no domingo, Solenidade do Cristo Rei, a Eucaristia com crisma de conclusão da Visita Pastoral.

Nesta Eucaristia, D. Pio Alves, avaliou a Visita Pastoral que classificou de muito proveitosa, revelando que levava destas paróquias ânimo e jovialidade de uma comunidade que alegremente celebra a presença de Cristo como a mais bela das manifestações. “Se tu quiseres, se tu deixares que Deus habite em ti ele transformará o teu coração e tu vais ver que será possível”, realçou D. Pio Alves na Eucaristia de encerramento da Visita Pastoral.

(inf: padre Mário Jorge Ferreira, paróquia de Fregim)