Bispo do Porto presidiu à Vigília da Imaculada com Benção das Grávidas

Foto: Rui Saraiva

D. Manuel Linda convocou as famílias para a missão sublinhando que devem “atrair pela simpatia”. Recordou que as primeiras comunidades cristãs reuniam-se em ambiente familiar.

Com o tema “Todos discípulos missionários acolhendo a Mãe sendo como uma mãe que acolhe” reuniram-se mais de 200 fiéis na Igreja de S. Lourenço (Grilos) na noite de 7 de dezembro para a Vigília da Imaculada Conceição promovida pelo Movimento das Equipas de Nossa Senhora em colaboração com o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar e outros movimentos da área da família.

Nas palavras iniciais do casal que guiou esta celebração ficamos a saber que esta noite de Vigília teve como objetivo sensibilizar os participantes a serem “missionários tendo como presença Maria, a Mãe que nunca nos falta”, pois, “com Maria aprendemos a gerar novo filhos, no Seu Filho, pela graça do Espírito Santo”.

Em particular, esta Vigília de Oração tomou em suas mãos o lema pastoral deste ano, proposto pelo bispo do Porto, D. Manuel Linda: “Todos discípulos Missionários”. Um lema que desafia os diocesanos a seguirem um itinerário que os leve a viver em missão. Este momento de oração com Maria, Mãe de Jesus, a Imaculada Conceição, foi um desses momentos do itinerário que permite uma conversão para fazer, da vida de cada um, anúncio do Evangelho de Jesus.

A tudo isto se referiu o bispo do Porto na sua homilia, convocando as famílias e os seus membros para serem “discípulos missionários”. D. Manuel Linda recordou as origens do cristianismo e o ambiente familiar em que se reuniam as primeiras comunidades. Salientou que, tal como naquela Vigília, os primeiros cristãos reuniam-se “em oração” fazendo do testemunho simples de vida, da amizade e da partilha “em família”, o primeiro lugar do anúncio do Evangelho. O bispo do Porto lembrou ainda que os cristãos em missão, nomeadamente as famílias, devem “atrair pela simpatia” numa atitude de “simplicidade”.

No final da Vigília da Imaculada D. Manuel Linda abençoou quatro mulheres grávidas num momento belo e significativo. Foram estas as palavras de bênção do bispo do Porto: Senhor Deus, criador do género humano, cujo Filho, pelo poder do Espírito Santo, Se dignou nascer da Virgem Maria, para redimir e salvar os homens, libertando-os da dívida do antigo pecado, escutai com bondade as preces destas vossas servas, que humildemente Vos suplicam pela saúde dos filhos que vão nascer, e concedei-lhes um parto feliz, para que, entrando seus filhos na comunidade dos fiéis, se dediquem plenamente ao vosso serviço. Abençoai também estes vossos servos, enviados como mensageiros da salvação e da paz. Fazei, Senhor, que ressoem na sua voz as palavras de Cristo, para que todos os que os ouvirem sejam atraídos pela alegria do Evangelho. Derramai nos seus corações o vosso Espírito Santo, de modo que, fazendo-se tudo para todos, conduzam para Vós muitos fiéis”.

(RS)