
O autor desta obra é Alvarinho Cerqueira Sampaio e a apresentação decorreu no Centro de Dia de S. Pedro de Fins na Maia. Um ano após as celebrações do centenário das Aparições, em Fátima, da Virgem Maria a três crianças, conhecidas, desde então, como os Três Pastorinhos, é publicado um livro intitulado “Apontamentos e Circunstâncias sobre a Vida e a Obra de D. José Alves Correia da Silva”, da autoria de Alvarinho Cerqueira Sampaio, evocando a memória do Bispo de Nossa Senhora.
Trata-se de um trabalho de recolha e pesquisa que concentra informação relativa aos primeiros anos de vida de D. José, nascido em S. Pedro Fins, concelho da Maia, localidade onde se encontra parte significativa do seu espólio bem como o património familiar, que o autor, seu conterrâneo, faz questão de registar em documento escrito.
O livro, como o próprio nome indica, reúne ainda apontamentos, relatos, circunstâncias e evidências de ações do nosso Bispo, em forma de tributo, dando a conhecer o esforço de D. José Alves Correia da Silva no desenvolvimento daquele que é hoje o Altar do Mundo, realçando todo o seu empenho no esclarecimento, organização e aprovação do processo das Aparições de Fátima, fomentando a credibilização de um fenómeno por muitos questionado, e numa altura em que o país vivia condições políticas complexas e até adversas. Além de ter declarado como dignas de crédito as visões dos Três Pastorinhos (no início dos anos trinta), com base na investigação meticulosa e no relatório da Comissão presidida pelo Cónego Manuel Nunes Formigão, e com ousada visão pastoral, convencido da importância universal da mensagem de Fátima para a paz no mundo, adquiriu os terrenos adjacentes à Capelinha e mandou construir a Basílica, os Claustros e a esplanada do Santuário, procurando no pós-guerra (década de quarenta do século passado) dar a conhecer e divulgar nomeadamente na Europa Central essa mesma mensagem.
Esta obra contou com o constante estímulo do Pároco que assume a Paróquia de S. Pedro Fins, Padre Joaquim Domingos Areais (autor do posfácio da obra), que, inconformado com a falta de reconhecimento pelo património do Bispo D. José Alves Correia da Silva, há muito que deixa transparecer uma forte vontade em restaurar a casa onde ele nasceu (que se encontra em ruínas e a cair) e preservar o seu espólio; além disso, tem lutado por garantir um digno reconhecimento, sugerindo o restauro e a utilização, daquele espaço, por parte de grupos cujos projetos se enquadrem na visão da comunidade católica e favoreçam o (des)envolvimento social da localidade.
Tal foi o impacto do percurso de D. José Alves Correia da Silva, bem como a pertinência do tema, que este livro contou com o apoio do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia, estando presentes, na apresentação da obra, o Sr. Vereador Doutor Mário Nuno Neves e o Sr. Presidente da C.M. da Maia, Eng. António Domingos da Silva Tiago, tendo, este último, inclusivamente, redigido o seu prefácio, estando garantida a multidisciplinaridade que, pela sua abrangência, a apresentação desta obra exigia.
O trabalho desenvolvido, apresentado e publicado no passado dia 23 de novembro contou ainda com a presença e a apreciação positiva do Reverendíssimo Bispo Emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, que realçou a importância de qualquer ação capaz de demonstrar a visão de D. José, que acolheu, abrindo-a à dimensão universal, uma das mais fascinantes e singulares experiências marianas do século XX. Depois de celebrada um Eucaristia em memória de D. José, D. Serafim não se limitou apenas a analisar o redigido, como contribuiu para este processo inacabado de reconhecimento, apresentando, em frases curtas mas de elaborada interpretação, expressando a sua admiração pelo percurso, singular, de D. José Alves Correia da Silva, o Bispo de Nossa Senhora, Bispo da mensagem de Fátima!
(inf: Raquel Freitas, diretora do Centro de Dia de S. Pedro Fins – Maia)