Associação das Escolas Jesus, Maria, José

Por Lino Maia

Com o objetivo de criar na cidade do Porto uma associação católica que apoiasse a família, em 18 de Dezembro de 1902 foram aprovados os primeiros estatutos da “Associação das Escolas de Jesus, Maria, José”.  Da comissão instituidora faziam parte vinte e um dedicados leigos  e o Padre Sebastião Leite de Vasconcellos (também fundador das Oficinas de São José, no Porto, e, mais tarde, bispo de Beja).

Aquela finalidade foi sendo assumida por alguns cristãos sob a orientação do referido sacerdote, que, a partir de 1913, contou também com a colaboração das Religiosas Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição. Para além de zelarem  pela Capela do Monte Pedral, as Irmãs ajudaram nas obras de apoio social, nomeadamente na Sopa dos Pobres, na Creche, no Lactário, no Berçário e em cerca de dez estabelecimentos de ensino primário que foram abertos na cidade do Porto.  Uma dessas escolas era conhecida como o “Colégio das Freirinhas do Monte Pedral” e tinha como padroeiro S. José. Esta escola, que viria a ser a última escola a ser encerrada em 2011, localizava-se na Rua do Nogueira (atual Rua Padre José Pacheco do Monte – missionário da Congregação do Espírito Santo que, em 1928, foi o primeiro capelão da Comunidade e da Capela de Nossa Senhora da Conceição do Monte Pedral).

Em Fevereiro de 1994, os estatutos da associação foram aceites e homologados por D. Júlio Tavares Rebimbas, Arcebispo-Bispo do Porto, que procedeu   à respetiva ereção canónica.

Após o encerramento das escolas, em 2013, a Associação, agora presidida por Paulo d’Almeida Santos (um dinâmico e inovador dirigente solidário oriundo do Grupo de Jovens da Comunidade do Monte Pedral), procurou responder às novas necessidades de apoio social e fez erguer a estrutura “Casa Jesus, Maria, José do Monte Pedral” nas antigas instalações escolares. Aí, para além de uma Incubadora Social para desempregados e empreendedores onde se desenvolvem os projetos “peportofatima” e “monte feliz” (nas áreas do convívio e juventude) e “x-ato” (na área das artes de palco), funcionam as valências de Cantina Social para 50 famílias carenciadas, Centro Comunitário de Convívio para jovens, famílias, grupos e movimentos, Centro de Dia para 60 pessoas idosas e Serviço de Apoio Domiciliário para 20 pessoas dependentes. Num espírito de comunhão e polivalência, as respetivas instalações são partilhadas com vários grupos, nomeadamente com as Conferencias Vicentinas do Monte Pedral e são disponibilizadas pela Associação para atividades comunitárias. Entretanto, a Associação planeia criar uma estrutura de Centro de Noite como complemento do centro comunitário e das valências existentes.

“Ajudar faz bem” é o lema daquela que também é conhecida como “Associação do Monte Pedral”. Do seu lema faz sua missão. Na sua missão reconhece e integra quantos são felizes por ajudarem e fazerem o bem…   

Bem haja!