
O Hospital da Prelada, na cidade do Porto, pertença da Misericórdia do Porto, celebrou no sábado 24 de novembro de 2018 o 30.º aniversário do início das suas atividades ao serviço da população da cidade. O Hospital tem como patrono o Doutor Domingos Braga da Cruz.
Foi em 1988 que iniciou as suas valências este hospital inovador. Em 2018 inicia uma nova etapa da sua vida e ação. Este propósito foi formulado numa sessão solene, que contou com a presença e intervenções do Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, do Presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e do Bispo do Porto, D. Manuel Linda. Uma projeção de imagens recordou momentos fulcrais da sua história ao longo de três décadas, desde a construção à inauguração pelo Primeiro-Ministro Cavaco Silva, em 26 de novembro de 1988.
Foram acentuados alguns aspetos deste percurso e anunciados projetos de futuro em ordem ao aprofundamento dos seus serviços, nomeadamente na melhoria do esquema informático para prestar informações rápidas aos doentes e um aumento e prontidão do número de cirurgias. Os números mostram um constante aumento do número de tratamentos em cada década, particularmente em tratamentos de medicina de reabilitação: 4 milhões em 1998, 8 milhões até 2008 e 11 milhões até 2018.
Foi salientado o sentido social da sua ação como instituição histórica de serviço da Igreja a toda a comunidade, o que verifica ao longo dos cinco séculos desde a instituição da Misericórdia do Porto, como um verdadeiro serviço público de bem-fazer, também com o apoio do Estado. O Bispo do Porto felicitou a direção, na pessoa do diretor clínico, Varejão Pinto, em como a Mesa da Santa Casa da Misericórdia, estimulando a continuidade da sua ação com o forte sentido de humanismo de inspiração cristã que evidencia.