Jovens da cidade do Porto em noite de encontro, oração e testemunho

Deveria ter sido uma Caminhada noturna de encontro, reflexão e testemunho, mas as condições meteorológicas na noite de 24 de novembro não permitiram que o caminho fosse feito pelas ruas da cidade. Sendo assim, a Caminhada das Vigararias Nascente e Poente da Cidade do Porto foi feita em registo “indoor” na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Marquês). Presentes 90 jovens, vindos de 11 paróquias da cidade que partilharam o jantar em ambiente de alegre convívio e que depois viveram intensamente a noite da Solenidade de Cristo Rei. “Tu amas?” foi a interpelação do Papa feita na Mensagem para o Dia Mundial das Missões com o título ”Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”. Os jovens da cidade do Porto acolheram esta interpelação e refletiram sobre ela.

Sobre esta atividade falou com a reportagem da VP Sónia Costa, uma das responsáveis desta atividade que referiu a importância desta para os jovens ao disponibilizarem-se tentar responder ao apelo do Papa para a missão. “Desafiar os jovens a irem ao encontro do outro, mas antes disso os jovens têm que reconhecer o seu amor a Cristo” – realçou Sónia Costa sublinhando o ritmo interpelativo da atividade.

Foram apresentados vários testemunhos: do Centro S. Cirilo, animado pelos jesuítas (Companhia de Jesus); leigos ligados aos dehonianos (sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus); leigos ligados aos espiritanos (Congregação do Espírito Santo) e de uma família missionária ligada aos missionários da Consolata.

O serão dos jovens da cidade do Porto terminou com a presença do bispo auxiliar do Porto, D. António Augusto Azevedo que apresentou o seu testemunho sobre a sua recente participação no Sínodo dos bispos no Vaticano sobre “os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

(RS)