
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, visitou Portugal no final da semana passada e esteve no Porto na sexta-feira dia 23. Marcou presença no Fórum Económico Portugal-Angola organizado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que teve lugar na Alfândega do Porto. Aí reiterou a vontade de Angola em reforçar a relação económica com Portugal. Expressou uma nova visão económica para o desenvolvimento do seu país.
Discursando para um auditório com mais de 800 pessoas, entre as quais o bispo do Porto, D. Manuel Linda, o Presidente da República de Angola “destacou ‘as imensas riquezas’ do seu país, e encorajou os empresários portugueses a investimentos a médio e longo prazo, especialmente nos setores da agricultura, pescas, indústria e turismo” – como se pode ler no portal de notícias do Porto.
Para Angola exportam mais de 5000 empresas portuguesas, mas poderão vir a ser, no futuro, muitas mais, visto que o Presidente da República de Angola assinalou o interesse da chegada de novos negócios àquele país.
João Lourenço reforçou o convite para um incremento do investimento das empresas portuguesas em Angola em sectores como a agricultura e a indústria. Lembrou, em particular, novas oportunidades, que podem vir dos concursos públicos a serem lançados para um novo aeroporto na capital, Luanda e para o desenvolvimento do caminho-de-ferro.
“Pretendemos ver num futuro, não muito longínquo, maior investimento de empresas portuguesas a produzir em Angola aquilo que hoje exportam como produto acabado” – disse João Lourenço.
Na ocasião, o primeiro-ministro português, António Costa, realçou a importância das relações económicas entre Portugal e Angola tendo declarado ser “fácil mobilizar o interesse dos empresários portugueses” quando se trata de Angola.
De referir que João Lourenço foi recebido na Câmara Municipal do Porto, pelo Presidente Rui Moreira e esteve reunido com o primeiro-ministro português, António Costa, no Palácio da Bolsa.
(RS)