XXXIV Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai realizar-se no Panamá. A viagem apostólica internacional do Papa Francisco ao país centro-americano será entre 23 e 28 de janeiro. Programa foi divulgado esta terça-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
O Santo Padre partirá na quarta-feira, 23 de janeiro, às 9h35 locais, do aeroporto romano Fiumicino, com o avião A330 da companhia aérea Alitalia com destino ao aeroporto internacional Tocumen do Panamá, aonde deverá chegar por volta das 16h30 locais após percorrer 9.500 Km com duração da viagem prevista em 12h55. Após receber brevemente o acolhimento oficial, se transferirá imediatamente para a nunciatura apostólica.
Cerimónia de Boas-vindas
Na quinta-feira, 24 de janeiro, às 9h45 locais terá lugar, na entrada principal da Presidência da República – Palácio das Garças, a Cerimónia de Boas-vindas, seguida da visita de cortesia ao Presidente da República.
Às 10h40, no Palácio Bolívar – sede do Ministério das Relações Exteriores –, encontro com as Autoridades, com o Corpo Diplomático e com Representantes da sociedade civil, no qual proferirá seu primeiro discurso em terras panamianas.
Cerimónia de Acolhimento e Abertura da JMJ
Em seguida, às 11h15, encontro com os bispos centro-americanos, na igreja de São Francisco de Assis, no qual fará um discurso ao episcopado.
Às 17h30 locais terá lugar no Campo Santa Maria la Antigua – Cinta Costera, a Cerimónia de Acolhimento e Abertura da JMJ, com discurso do Pontífice.
Liturgia penitencial com jovens reclusos
Na sexta-feira, 25 de janeiro, às 10h30, liturgia penitencial, com homilia do Santo Padre, celebrada com jovens reclusos do Centro Correcional de Menores Las Garças de Pacora, localidade situada a 46 Km de Cidade do Panamá.
Via-Sacra com os jovens da JMJ
Às 11h50, regresso de helicóptero à Nunciatura Apostólica. Na parte da tarde, às 17h30 locais, terá lugar no Campo Santa Marta la Antigua – Cinta Costera, a Via-Sacra com os jovens, com discurso do Papa Francisco.
Vigília com os jovens no Campo São João Paulo II
No sábado, 26 de janeiro, às 9h15, Santa Missa com homilia do Pontífice na dedicação do altar da Catedral-Basílica de Santa Maria la Antigua, celebrada com sacerdotes, consagrados e movimentos leigos. Às 12h15, almoço com os jovens no Seminário Maior São José. Às 18h30, Vigília com os jovens no Campo São João Paulo II – Metro Park, com discurso do Papa.
Missa conclusiva da JMJ
No domingo, 27 de janeiro, às 8h locais, Santa Missa com homilia de Francisco na celebração de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, no Campo São João Paulo II – Metro Park. Às 10h45, visita à Casa Lar do Bom Samaritano, na qual o Santo Padre fará um discurso.
Encontro com os voluntários da JMJ
Às 16h30, encontro com os voluntários da JMJ, no Estádio Rommel Fernández, no qual Francisco fará seu último discurso em terras panamianas. Em seguida, às 18h locais, a breve cerimónia de despedida no Aeroporto Internacional do Panamá.
Regresso ao Vaticano, chegada 28 de janeiro
Às 18h15 locais, partida de regresso para a Itália com o avião B787 da companhia aérea Avianca. Os 9.500 Km serão percorridos em 11h35, com chegada ao aeroporto romano Ciampino prevista para as 11h50 locais de segunda-feira, 28 de janeiro.
(inf: Vatican News)