
«Na sua vida dais-nos um exemplo, na comunhão com eles uma família, e na sua intercessão um auxílio». Salientando este excerto do Prefácio dos Santos I, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, evocou a presença fecunda do padroeiro S. Martinho de Tours que há tantos séculos inspira, protege e edifica a comunidade paroquial de Cedofeita, presidindo à eucaristia no passado dia 10 de Novembro.
Recebido por uma bela moldura humana de paroquianos e representantes dos diversos movimentos paroquiais e de voluntariado, D. Manuel pôde assistir a uma pequena representação da lenda de S. Martinho, antes da eucaristia, a que se seguiu a entrega de uma capa, oferecida pelos paroquianos, segundo o antigo costume da Paróquia. Concelebraram à eucaristia sacerdotes representantes das comunidades dos padres jesuítas (da Capela de Nª Srª de Fátima) e dos padres franciscanos (da Capela dos Anjos, à Rua dos Bragas), e também o Cón. Américo Aguiar e o Mons. Soares Jorge.
Neste dia, comemorou-se igualmente o 87º aniversário do Agrupamento n.º 10 do Corpo Nacional de Escutas, com sede na Paróquia, cujo percurso histórico foi simbolizado no momento de ação de graças com uma breve intervenção do Chefe de Agrupamento, Luís Meireles, e da dirigente Joana Costa, e a apresentação de alguns objetos históricos do seu longo percurso ao serviço da juventude da Cidade.
No final da celebração, o pároco, Fernando Silva, agradeceu a presença do Sr. Bispo do Porto, neste momento em que a Paróquia, recuperando do malfazejo incêndio em Abril de 2017, acaba de reabrir a Igreja de Cedofeita ao culto, com o espaço requalificado e valorizado, segundo o projeto do Arq. Cerejeira Fontes. Por sua vez, D. Manuel Linda exortou todos os presentes à estreita colaboração com o pároco porque, recordou, uma paróquia «não é apenas uma igreja bela e um padre, mas o resultado conjunto de esforços».
Às portas da Semana dos Seminários, pediu oração e ousadia aos jovens para que se decidam pela vida consagrada, especialmente a sacerdotal, precisamente sob a inspiração de S. Martinho que era celebrado. Saudando a Conselho Económico, e nele todos os movimentos paroquiais, evocou ainda os sacerdotes que anteriormente serviram aquela paróquia, especialmente D. António Valente da Fonseca (depois segundo bispo de Vila Real), D. Manuel Martins (depois primeiro bispo de Setúbal) e o Cón. Orlando Mota e Costa (infelizmente ausente, por estar engripado), reiterando a sua confiança e votos de trabalho fecundo ao atual pároco, Pe. Fernando Ferreira da Silva.
Já no exterior da Igreja, o Sr. Bispo foi saudado pelos presentes, dando-se lugar a um belo Magusto paroquial que o excecional bom tempo permitiu no tradicional “Verão de São Martinho”.
(inf: Comissão de Festas S. Martinho Cedofeita 2018)