Amarante: IV Jantar Solidário interparoquial

Na noite do sábado, 10 de novembro, véspera do dia liturgicamente dedicado a S. Martinho, realizou-se o IV jantar solidário interparoquial, com os colaboradores e outras pessoas de boa vontade, das paróquias a cargo do P. Nelson Soares, na Vigararia de Amarante – Santo André (Telões), S. Tiago (Figueiró) e Santa Cristina (Figueiró).

A iniciativa solidária contou com a presença de cerca de 300 convivas. A abrir a noite, teve lugar a reflexão “Todos Discípulos Missionários”, tema deste quarto ano do quinquénio do Plano Diocesano Pastoral 2015/2020, orientada pelo P. Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos, presidente do Conselho de Gerência das empresas do Grupo Renascença Multimédia e, também, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa.

Desta dissertação, que teve como ponto central a alusão aos media em Portugal e, de modo especial, às “notícias falsas ou ‘fake news’” que são conteúdos amplamente difundidos e divulgados na Internet, o orador referiu que “nós, cristãos, temos obrigação de procurar saber se as fontes são ou não fidedignas porque, o que conta, são as nossas relações.” Por isso, sublinhou ser importante distinguir a verdade da mentira, aludindo ao facto de que a rede social mais antiga do mundo é a Família, sendo no núcleo familiar que aprendemos “a ser discípulos missionários, a fazer o bem ou a fazer o mal; a ser sovinas ou a partilhar; é na família que tudo é colocado na nossa mão como sementinhas!”.

Em conclusão pediu que “tenhamos atenção à boatada, às notícias falsas; é assim que se destroem vidas, projetos e se coloca em causa a presença do rosto de Cristo no dia-a-dia das nossas vidas. Façamos um esforço para sermos presença da verdade, da justiça e da partilha, com coisas muito simples como estarmos juntos, a comer e a beber, com o intuito de ajudarmos os outros, fazendo desta a nossa missão!”

A receita deste jantar solidário servirá para distribuir cabazes com bens alimentares a um total de 62 famílias pobres, que os cinco grupos da caridade de cada uma das comunidades vão visitar já no próximo domingo, Dia Mundial do Pobre, instituído pelo Papa Francisco no ano passado, com a finalidade de alertar a sociedade atual para a realidade da pobreza.

De salientar ainda, que estiveram presentes nesta iniciativa os representantes de diversas instituições locais nomeadamente autarquias, sectores sociais e desportivos presentes na referida geografia paroquial. A finalizar este convívio solidário, que é já uma tradição de S. Martinho, foram servidas as tradicionais castanhas assadas, com a música ambiente e karaoke.

(Inf. Rosa Helena Carvalho)