Casa Sacerdotal do Porto peregrinou a Fátima

No dia 27 de setembro a Casa Sacerdotal da diocese do Porto peregrinou até Fátima. A VP recebeu este texto evocativo dessa atividade que aqui publicamos:

“Não tenhais medo… Temos Mãe!” Esta foi a mensagem, que nos lembrou o Pe. José Nuno e que trouxemos de Fátima, da Peregrinação realizada pelos sacerdotes da Casa Sacerdotal da Diocese do Porto, em 27 de Setembro deste ano.

O Anjo apresentou-se a Maria com a mensagem “não tenhas medo”, e Maria ensina-nos a viver sem esse medo de Deus, a aceitar os seus desígnios, com toda a disponibilidade mesmo quando isso parece impossível ou simplesmente difícil. A propósito dessa dificuldade que a muita idade parece trazer, ou seja “o peso” da idade, a vida continua para todos os que decidem viver. A vida, esse grande dom de Deus é mais fácil para os que aceitam bem a sua condição no aqui e no agora. Para os que simplesmente não têm medo porque confiam, porque dizem sim a cada desafio, em qualquer momento. A idade tem menos peso quando temos mais força.

Nós, cristãos, temos muita sorte porque temos uma Mãe capaz de ser exemplo, de se apresentar doce e terna mas também forte e confiante em toda a sua vida! Aceitemos sem medo, como ela, aquilo que Deus nos reserva em cada momento, com esperança, com positividade. Medir o custo VS benefício de fazer esta viagem desde o Porto a Fátima com os Sacerdotes mais debilitados física e intelectualmente, é uma tarefa tão arrogante como medíocre. É pensar ser capaz de medir a esperança de cada um deles ou crer que o nosso medo é também o medo deles. Mas é esta Fé de que, de Maria somos todos fi lhos e que desta mãe teremos sempre um SIM e um exemplo de Esperança, que torna a decisão menos temerosa.

As imagens que vemos junto a este texto, são captações de momentos, são impressos de emoções, são ilustrações de sabedoria… Estas fotografias não captaram apenas o vulto dos seres que identificamos, mas mostram-nos também aquilo que lhes vai pela alma. Por estas e por outras se diz que uma imagem vale mais do que mil palavras…

Assim sendo, sobre a Peregrinação a Fátima já posso acrescentar muito pouco. Mas não posso deixar de agradecer ao Pe. José Nuno pelo acolhimento, pelo almoço que nos ofereceu na Casa de Nossa Senhora das Dores (e nesta todos nos acolheram com excelência), pelo Terço que rezou connosco na Capelinha das Aparições e à belíssima mensagem da sua homilia na Capela de Nossa Senhora das Dores (conhecida pelo seu vitral do Milagre do Sol). É esta fraternidade que nos une, na mensagem da Senhora de Fátima.

A Casa Sacerdotal agradece ainda ao Centro Social e Paroquial de Cedofeita e à Paróquia do Bonfim pela disponibilidade que sempre têm, e que desta vez não foi menor, em ceder-nos o transporte para a realização desta atividade que sempre fez parte do quotidiano destes Sacerdotes.

Para equipa de trabalhadores da Casa Sacerdotal fi ca a última palavra de agradecimento, não só pelas horas extraordinárias neste dia mas pela dedicação, profissionalismo e acima de tudo pela entrega que sempre têm a todos estes sacerdotes. Estou certo de que o trabalho destes é grande parte da Gratidão de que se reveste “este Santuário” de que nos falava D. António Francisco dos Santos.

(inf: Cristiano Ribeiro)