
Após o Sínodo dos Bispos do passado mês de outubro no Vaticano com o Papa, o Centro de Reflexão e Encontro Universitário (CREU) animado pelos jesuítas no Porto promove no próximo sábado, dia 10 de novembro, um Fórum sobre os Jovens, a Fé e o Futuro. Uma iniciativa que tem como objetivo fomentar uma larga e aberta reflexão sobre a Igreja e a Juventude depois do Sínodo dos Jovens realizado em Roma no passado mês de outubro. Terá início pelas 13 horas.
Segundo o comunicado enviado à redação da VP não se trata de “um congresso para falar cientificamente sobre os jovens”. Pretende ser “um fórum, um espaço amplo de conversa onde jovens e adultos falarão sobre os mundos juvenis, a força e fragilidade da fé numa sociedade urbana e mais descrente, antecipando-nos ao futuro que nos espera.”
É uma iniciativa aberta às famílias, aos pré universitários e universitários, aos jovens profissionais, aos educadores, a sacerdotes e responsáveis pastorais.
O Fórum contará com 3 breves conferências:
D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto e delegado português ao Sínodo dos bispos sobre os jovens
Padre José Frazão sj – Provincial da Companhia de Jesus
Padre Carlos Carneiro sj – Diretor do Creu
Este Fórum conta também com 2 painéis e 4 ateliers à escolha. São mais de 20 os oradores convidados, jovens e adultos, representantes das mais diversas áreas da vida da Igreja e da sociedade. O fórum conta com “especialistas” das mais variadas áreas do saber: arquitetos, psicólogos, pastoralistas, médicos, engenheiros, professores, artistas, desportistas, animadores de grupos de jovens, jovens voluntários das mais variadas experiências sociais e eclesiais juvenis, etc.
É vasto e diversificado o conjunto de assuntos que serão abordados: o desinteresse pela política; a estética como nova moral; a força da amizade; a autonomia como critério da liberdade; a gestão do fracasso e o sucesso; o discernimento e as decisões de vida, entre tantos outros.
Programa e Inscrições em: