
Nos dias 20 e 21 de Outubro, realizou-se em Fornelo, Vila do Conde, um fim-de-semana missionário. Este encontro foi organizado pela equipa vicarial das missões da Vigararia Trofa – Vila do Conde.
Este fim-de-semana, iniciou-se com uma vigília missionária ao estilo Taizé, organizado pelos grupos de jovens da Vigararia. Como diz o Papa, não devemos estar preocupados em fazer grandes coisas, mas em fazer pequenos gestos. Por exemplo, dizer obrigado, pedir licença e dizer por favor. Estes gestos são como lançar uma pequena semente que vai dar origem a uma grande árvore em Cristo. Pois hoje em dia são poucos os jovens que o fazem. Isto sim é uma grande missão, porque a missão começa inicialmente na nossa casa, depois na nossa comunidade e só depois por esse mundo fora.
No dia 21 tivemos a apresentação da mensagem do Papa Francisco para o dia mundial das missões. Esta foi apresentada por alguns Missionários Espiritanos, que nos acompanharam nesta Jornada. Seguiu-se a Eucaristia, dinamizada por várias paróquias da Vigararia, na qual foi entregue a cada paróquia presente a Luz missionária, entregue pelo Bispo do Porto no passado domingo em Arouca. Depois tivemos da parte de tarde um testemunho missionário dado por uma professora voluntária, que este ano esteve em missão em S. Tomé e Príncipe e que nos a conhecer realidades que desconhecíamos. Seguiu-se um grupo de animação africano e finalizamos o fim-de-semana com o terço missionário.
Durante estes dias realizamos também uma feira, cujos fundos reverteram para o projeto de se fazer uma cozinha em S. Tomé e Príncipe. Foi um fim-de-semana que nos encheu o coração a todos e nos enriqueceu. E por muito pouco que façamos, todos juntos fazemos muito por aqueles que de nós mais precisam quer estejam perto ou longe. Como dizia a Santa Madre Teresa de Calcutá:
“O que eu faço é uma gota no meio de um oceano. Mas sem ela, o oceano será menor.”
(inf: Lídia Ramos – Vairão)