O padre Rui Valério é o novo bispo das Forças Armadas e de Segurança. O missionário monfortino, de 53 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco no passado sábado juntamente com o novo bispo auxiliar do Porto, o padre Armando Domingues. Numa declaração ao jornal do Patriarcado de Lisboa “Voz da Verdade”, dirigiu a todos aqueles que vai pastorear uma primeira saudação:
“Quero, desde já, enviar daqui uma saudação muito próxima a toda a diocese das Forças Armadas e de Segurança. Uma saudação aos militares e pessoal militarizado, aos agentes de segurança, ao pessoal civil e uma saudação sustentada com aquela grande máxima que orienta a nossa vida e que está sintetizada no gesto com que nos cumprimentamos reciprocamente que é a continência e que significa um gesto de paz” – afirmou D. Rui Valério.
O novo bispo das Forças Armadas e de Segurança enviou também uma saudação aos capelães militares e a todos os militares que estão em missões internacionais:
“Gostaria de enviar uma saudação muito intensa e próxima a todos os capelães das Forças Armadas e de Segurança, sabendo que somos todos colaboradores uns dos outros, em ordem ao crescimento do Reino de Deus. E uma saudação muito intensa e gritante para quem está a desempenhar missões internacionais que está, não só, em prol da paz, mas também como embaixador de Portugal, os seus valores e a sua fé na liberdade, na paz e na justiça.”
D. Rui Valério, que foi nomeado em 2016 “missionário da misericórdia” dirige ainda nesta mensagem um agradecimento à diocese de Lisboa, à Paróquia de Santo Adrião, onde serviu nos últimos tempos e, em particular, aos missionários monfortinos, aos quais pertence:
“Gostaria de agradecer à congregação religiosa à qual eu pertenço e onde professei os votos, que são os missionários monfortinos não só pelo património espiritual que continuamos a viver, mas também por aquele clima de fraternidade, por aquele testemunho de pobreza evangélica a exemplo de S. Luís Maria de Monfort em que nos confortamos e motivamos uns aos outros.”
Publicamos aqui uma nota curricular do novo bispo das Forças Armadas e de Segurança:
Rui Manuel Sousa Valério, nasceu a 24 de dezembro de 1964, em Urgueira, no Concelho de Ourém. Em 1976 entrou do Seminário Monfortino, em Fátima, prosseguindo os estudos do 5.º ao 9.º ano no Centro de Estudos de Fátima (CEF).
Em 1984, frequentou Filosofia na Pontifícia Universidade Lateranense, obtendo o «Philosofia Baccalaureus» em 1987. Depois, frequentou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, obtendo o «Baccalaureatum» em 1990 e «Licentiatum in Theologia: Spec. In Th. Dogmatica», em 1992.
No ano 1995-96 frequentou um curso de “Espiritualidade Missionária” no Centre International Montfortain, em Leuven-Bélgica. Em 1997, iniciou o Doutoramento em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa. Professou os votos perpétuos a 06 de outubro de 1990 e foi ordenado sacerdote, em Fátima, a 23 de março de 1991. Realizou os seguintes trabalhos: foi Capelão Militar na Marinha onde serviu no Hospital da Marinha nos anos 1992 e 1993 e na Escola Naval de 2008 a 2011. Esteve nas Paróquias do Concelho de Castro Verde, Diocese de Beja, de 1993 a 1995 como Coadjutor, e, como Pároco, de 2001 a 2007. Trabalhou durante alguns anos na formação dos Postulantes.
Foi Coadjutor na Paróquia da Póvoa de Santo Adrião, Patriarcado de Lisboa, de 1996 a 2001 e nomeado Pároco em 2001, múnus que exerce atualmente. Desde há vários anos é membro do Conselho da Delegação Portuguesa dos Missionários Monfortinos. No Jubileu da Misericórdia, em 2016, o Papa Francisco nomeou-o «Missionário da Misericórdia».