
Abriu ao público na Casa de Vilar, a nova livraria diocesana do Porto, sucedendo à Livraria Voz Portucalense. Na inauguração o bispo do Porto lançou o livro de sua autoria “Que tens a ver connosco”, um dicionário de espiritualidade conciliar, apresentado pelo padre Abel Canavarro, diretor adjunto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
Por Rui Saraiva
Foi com larga participação de diocesanos que a Livraria Telos-Paulus viu ser iniciado o seu serviço promovendo a cultura e a vida pastoral da diocese e do país. Situada na Casa Diocesana de Vilar, esta livraria que nasce da parceria entre a diocese do Porto e a Paulus Editora foi aberta ao público num momento de bênção e oração presidido pelo bispo do Porto e de lançamento do livro de D. Manuel Linda. Uma obra com o título: “Que tens a ver connosco?”, pequeno dicionário de espiritualidade conciliar.
Em declarações à VP o bispo do Porto afirmou que a nova livraria diocesana é “um espaço indispensável” para dar ajudar à “difusão” e à “divulgação”. Salientou que o espaço da antiga livraria necessitava de ser reformulado, tendo sido, desde logo, pensada a solução de instalar este novo espaço de cultura e evangelização na Casa Diocesana de Vilar.
Os responsáveis pela parceria que permite este novo espaço de cultura e evangelização na diocese do Porto, o padre Samuel Guedes, ecónomo diocesano e diretor da Fundação Voz Portucalense e o padre José Carlos Nunes, diretor geral da Paulus Editora, revelaram à VP a sua satisfação por este momento de inauguração.
O padre Samuel Guedes assinalou a centralidade da Casa Diocesana de Vilar para onde confluem tantas iniciativas, encontros e reuniões e que recebe agora este novo espaço de cultura da diocese do Porto. Recordou a história da extinta Livraria Voz Portucalense, tendo assinalado que sempre ficou conhecida pelo seu nome original: Livraria Telos. Daí a ideia de chamar a esta nova livraria Telos-Paulus, para fazer memória do serviço prestado à diocese por essa antiga livraria, que durante tantos anos funcionou na Rua de Santa Catarina.
Por sua vez, o padre José Carlos Nunes, sublinhou a sua satisfação por ter uma presença reforçada da Paulus Editora no Porto. Salientou o facto de esta livraria estar instalada num “espaço estratégico” da diocese por onde passam muitas pessoas.
O lançamento do livro “Que tens a ver connosco?” de D. Manuel Linda, que ocorreu no andamento dos trabalhos de um encontro internacional do CPM- Centros de Preparação para o Matrimónio, foi apresentado pelo padre Abel Canavarro, diretor adjunto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Em declarações à VP o padre Abel Canavarro salientou ser este livro um “dicionário de conceitos” que “ajuda a recuperar uma linguagem cristã e do Concílio Vaticano II”. Afirmou ainda que esta obra de D. Manuel Linda se insere numa “pastoral da espiritualidade” sendo um livro que “ajuda a viver mais o Evangelho”.