D. Manuel Linda agradece a D. António Taipa e saúda o novo bispo auxiliar do Porto

Foto: João Lopes Cardoso

O bispo do Porto faz publicar uma mensagem de agradecimento ao senhor D. António Taipa por todos os anos de serviço à diocese do Porto e de saudação ao novo bispo auxiliar do Porto, D. Armando Domingues. Publicamos aqui a mensagem de D. Manuel Linda:

Agradecimento e saudação

Na sua solicitude apostólica por todas as Igrejas, o Santo Padre, o Papa Francisco, atendeu o pedido desta Diocese do Porto e nomeou o senhor D. Armando Esteves Domingues para substituir o senhor D. António Maria Bessa Taipa que, entretanto, já tinha atingido a idade prevista nos cânones 411 e 401, para efeitos de resignação.

O senhor D. António Taipa tem servido exemplarmente esta Diocese há mais de cinquenta anos e nos ofícios mais delicados: formador e Reitor do Seminário Maior, no estudo e no ensino da teologia bíblica, membro das mais diversas estruturas pastorais e de participação diocesanas e nacionais, Bispo Auxiliar e Administrador Diocesano. Sensível, afetuoso, sociável, culto e fidelíssimo, marcou positivamente uma geração de sacerdotes e conquistou a simpatia e admiração do laicado.

O novo bispo, o senhor D. Armando Domingues, atual Pároco e Vigário Geral da Igreja irmã de Viseu, traz consigo uma sólida formação sacerdotal e o exercício de uma grande amplitude de funções. Isso permite-lhe conhecer bem a Igreja e o seu funcionamento, colocar a espiritualidade como a ambiência que nos envolve, responder às exigências pastorais deste tempo e perspetivar o futuro em chave missionária. Constituirá, portanto, uma forte mais-valia para um dinamismo pastoral que se deseja de proximidade, de sintonia com todos os outros agentes evangelizadores, de sensibilidade para com a cultura que nos envolve e de diligente busca da «ovelha perdida» que importa pôr aos ombros. Integrará, enfim, uma equipa episcopal e pastoral que vive e fomenta a unidade, a colaboração, o otimismo e a dedicação apostólica.

Obrigado, senhor D. António Taipa. Seja bem-vindo, senhor D. Armando Domingues. Conte com todos nós, Santo Padre, para a edificação da única Igreja de Jesus Cristo: simples, próxima, missionária, evangélica.

Manuel Linda