Testemunho e louvor

Por João Alves Dias

Em 2008, a recém-nomeada direção da Fundação Voz Portucalense elegeu como tarefa prioritária a expansão do jornal diocesano.

Para começar, havia que reforçar o sentimento de pertença à “Família Voz Portucalense”. Assim, em 2009, retomámos a celebração do Dia de S. Francisco de Sales. Criámos, em 2010, o “Dia da Voz Portucalense”. Ao longo de sete anos, todos os assinantes foram convidados, por carta pessoal, a participar na Eucaristia presidida pelo Senhor Bispo que, no final, lhes entregava o diploma comemorativo. Em 2010, organizámos romagens a Annecy, terra de
S. Francisco de Sales e, sob a presidência de D. João Miranda, aos túmulos dos fundadores de “A Voz do Pastor” (D. António Barbosa Leão) e da Voz Portucalense (D. António Ferreira Gomes). Organizámos duas romagens à terra de D. António Barroso, sendo a de 2011 presidida por D. Manuel Clemente com a presença de D. Jorge Ortiga, e a de 2012 por D. Pio Alves. Através do jornal, procurávamos que todos se sentissem convidados e partilhassem da sua realização.

Para angariar assinantes, percorremos a diocese. Nas celebrações dominicais, apelávamos à assinatura da VP. No final, havia sempre quem nos procurasse para levar o cupão de inscrição que, depois, entregava na paróquia. Muitos dos já assinantes enalteciam a utilidade da página da liturgia para as reuniões de leitores. E ajudavam-nos a convencer os amigos. Por isso, nas palestras, passámos a acentuar a importância dessa página para a vivência dominical. Eu mesmo a utilizava nas reuniões de leitores que dinamizava na minha paróquia. Sabíamos que, noutras dioceses, havia leigos que dela se serviam na preparação das celebrações a que presidiam quando o sacerdote não podia estar presente.

Visitámos cerca de noventa paróquias e falámos em mais de centena e meia de eucaristias e outras celebrações. Na secção “Falando de nós”, dávamos conta dessas visitas. Havia párocos que aproveitavam essa notícia para reforçar o nosso apelo. Foi preciosa a sua colaboração.

No relatório de atividades entregue a D. António Francisco, em 2014, com a identificação das paróquias, até então, visitadas, constava que, entre 2009 e 2013, se inscreveram 1425 novos assinantes. Entre as paróquias nomeadas, estavam as de Nevogilde, Casais e Figueira, em Lousada, de que é pároco o P. José Ribeiro da Mota que escreveu na VP, de 26 de setembro: “Esta apresentação/oferta (dos textos litúrgicos) tem sido, inclusivamente, argumento para incentivar os leitores a tornarem-se assinantes do jornal diocesano”.

Confirmo esta afirmação e faço-o porque eu próprio utilizei esse argumento nas suas comunidades, em
1 de junho de 2013. E louvo a decisão da direção de, “perante as sugestões apresentadas”, retomar “a publicação dos textos litúrgicos”. Bem-haja!