Abertura do Ano Missionário Especial na diocese do Porto

Será no encerramento da Semana Missionária em Arouca, no dia 14 de outubro, que D. Manuel Linda, bispo do Porto dará início ao Ano Missionário com o envio de uma chama para cada uma das 22 Vigararias da diocese. Esta Semana Missionária decorre de 8 a 14 de outubro. Publicamos aqui o texto que o Secretariado Diocesano das Missões enviou à VP:

O Secretariado diocesano das Missões do Porto em colaboração com os Institutos Missionários ad Gentes (ANIMAG) está a promover em toda a diocese um trabalho pastoral de consciência e responsabilidade missionária de todo o povo de Deus.

As Semanas Missionárias Vicariais organizadas nas diversas Vigararias são meios privilegiados para ajudar as comunidades a assumirem o seu compromisso missionário não só dentro das suas próprias fronteiras, mas também no envio para outras latitudes junto de outros povos e culturas.

Depois das semanas realizadas em Felgueiras e Vale de Cambra, vai realizar-se a Semana Missionária Vicarial em Arouca de 08 a 14 de Outubro.

Durante essa semana cerca de 14 missionários vão estar presentes em todas as paróquias, mesmo nas mais afastadas da serra, para se encontrarem com toda a gente, desde os doentes, crianças, jovens, casais, responsáveis dos movimentos e organizações para que cada um assuma o seu compromisso baptismal de serviço à Igreja e de testemunha da fé, mesmo junto daqueles que já a perderam ou nunca a tiveram.

Já foram divulgados os programas organizados pela comunidade local e pelos missionários que vão estar a animar essa semana.

Devido à extensão do concelho foram criados dois núcleos de trabalho. No núcleo 1 que é constituído pelas paróquias da parte baixa do concelho estarão dois grupos de missionários.

Na parte alta estarão 3 grupos. Haverá actividades comuns em cada núcleo e também actividades comuns aos dois núcleos como é o caso do encontro com todos os grupos paroquiais em Mansores na noite do dia 11, da vigília de oração no dia 12 à noite no Mosteiro e o encontro de jovens no dia 13 à noite na Paróquia de Santa Eulália, para além da Eucaristia e de encerramento no Domingo dia 14, às 16.30h, também no Mosteiro.

Esta actividade inscreve-se no âmbito do projecto preconizado pelos nossos bispos em ordem à celebração do Ano Missionário que decorre de Outubro de 2018 a Outubro de 2019 e sob o lema da nossa Diocese: “Todos discípulos Missionários”.

Esta semana tem também um alcance mais amplo porque na Eucaristia de encerramento no dia 14 de Outubro no Mosteiro de Arouca presidida pelo Senhor Bispo vai ser inaugurado o Ano Missionário a nível diocesano com a entrega da luz a todas as vinte e duas Vigararias da diocese. Tudo está a ser mobilizado para que haja representações de todas as vigararias para que toda a diocese entre toda ela em atitude e estado de Missão.

O compromisso assumido pelos padres, diáconos e leigos comprometidos na sua preparação e difusão dos programas é já indício de empenho missionário.

A proposta feita pelos nossos bispos na sua Nota pastoral para no Ano Missionário em que sugerem que cada cristão se disponha a sair para outra comunidade, ou mesmo para outras fronteiras de Missão, vai já ser ensaiada nesta semana missionária.

Cada grupo ou comunidade é convidada a ter o encontro missionário noutro espaço diferente do seu de modo a criar itinerância missionária ao longo desta semana. A Missão faz-se com experiências pequenas que devem depois assumir contornos de maior visibilidade à medida que a paixão pelo anúncio do Evangelho nos encher o coração.