Acólitos de toda a Diocese em missão nas ruas do Porto

Foto: Serviço Diocesano de Acólitos

O I Encontro Diocesano de Acólitos da Diocese do Porto aconteceu na passada sexta-feira, dia 5 de outubro, e juntou, na cidade do Porto, mais de 700 acólitos vindos de todas as 22 Vigararias.

O Encontro teve início às 11 da manhã em 7 igrejas de acolhimento: Bonfim, Lapa, Santo Ildefonso, São Nicolau, Sra. da Conceição (Marquês), Sra. da Boavista (Foco) e Santíssimo Sacramento. Foi a partir destes locais que, às 13:00, depois de acolhidos pelas equipas de voluntários do Encontro e de participarem numa celebração da Palavra e almoçarem, os acólitos participantes convergiram até à Casa Diocesana de Vilar, realizando um jogo de exploração da Cidade de carácter missionário.

Os acólitos foram divididos em equipas de 10 pessoas, para se deslocarem a pé e cumprir o desafio de descobrir alguns pontos culturais e de interesse no caminho até Vilar e captar fotografias do seu roteiro que podiam ir publicando nas redes sociais. Para além disso, foram desafiados a falar com pessoas com quem se cruzassem, explicando o porquê de estarem ali e entregando o Evangelho de São Lucas, como sinal daquele momento missionário.

Como efeito desta dinâmica foram visíveis, durante a tarde daquele feriado, centenas de acólitos um pouco por todo o centro do Porto, num verdadeiro movimento missionário espontâneo que alegrou aqueles com quem se cruzavam. E até nas redes sociais o movimento se tornou visível com milhares de publicações de fotos feitas pelos acólitos durante o seu percurso.

Por volta das 15.30h os acólitos começaram a chegar ao Seminário de Vilar onde, uma hora mais tarde, se iniciaria a celebração da Eucaristia presidida pelo Bispo do Porto.

(inf: João Frutuoso, SDA)