D. Manuel Linda visitou a paróquia de Leça da Palmeira no passado dia 29 de setembro na festa do padroeiro daquela comunidade. Publicamos aqui o texto que aquela paróquia enviou para a VP:
Eram 16 horas do último sábado de setembro passado, dia 29, dia de S. Miguel Arcanjo, padroeiro de Leça da Palmeira, quando o senhor Bispo do Porto, senhor D. Manuel Linda, ao volante do seu automóvel utilitário, entrou no adro da igreja matriz, na sua primeira visita à Paróquia. Foi recebido pelo pároco, padre Francisco, que estava acompanhado pelos membros do Conselho Económico, por representantes dos diversos grupos de ação paroquial e pelo presidente da União de freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira.
Entrou na Igreja sob aplausos dos fiéis, declinou o genuflexório e ajoelhou no degrau de pedra.
No início da Eucaristia manifestou a sua satisfação por ter vindo conhecer mais uma paróquia da diocese que lhe está confiada e saudou os presentes, num tom caloroso patente na forma bem humorada como apreciou o número de acólitos, que comparou a um “batalhão”. Relevou a importância do pároco como centro e elemento congregador das várias sensibilidades da comunidade, “como o eixo da roda de uma bicicleta”.
Após o padre Francisco ter apresentado os 24 crismandos, muitos deles já membros de grupos paroquiais, acompanhados dos catequistas eseus padrinhos, teve início a celebração do Sacramento da Confirmação, o sacramento que confirma o batismo, através do qual o crismado se compromete com Jesus, pelo Espírito Santo, aceita o chamamento de Deus e mostra que vale a pena trabalhar a favor do Bem, por uma vida mais alegre e feliz.
Na homilia, dirigindo-se especialmente aos crismandos, D. Manuel Linda lembrou que, enquanto fiéis missionários, “cumpre-vos ajudar a aproximar do Bem quem precisa de Deus”. Como cristãos ao serviço do Bem temos que “ reconhecer a distância entre nós e Deus – sede pessoas que ajoelham para serdes livres perante os outros”, disse o senhor Bispo. “Ser cristão, para cada um de nós, também é proteger os mais frágeis, crianças e velhos e ser sensível às suas dores e necessidades”, referiu o senhor D. Manuel Linda, exortando também à participação na missa de domingo, à prática da fé como comunidade orante.
Congratulou-se, ainda, por muitos dos crismandos serem já membros ativos de grupos paroquiais.
E como é tradicional no dia de S. Miguel, todos os grupos da paróquia, representados por muitos dos seus elementos, renovaram o Compromisso Pastoral, rezando com o senhor Bispo e o pároco a Oração para o Ano Pastoral 2018-2019, à qual foi acrescentado um ponto em referência ao Arcanjo S. Miguel, padroeiro da paróquia de Leça da Palmeira.
Da cerimónia, animada por um “Coro de coros” (com membros de todos os grupos corais da paróquia), constou ainda a entrega de uma lembrança ao senhor Bispo pelo presidente da União de Freguesias, senhor Dr. Pedro Sousa.
Terminada a Eucaristia, D. Manuel Linda visitou as obras em curso no Salão Paroquial. O senhor Bispo foi acompanhado pelo pároco, que foi o cicerone, e por dois responsáveis da autarquia: o Presidente da União de Freguesias e o Vereador da Cultura, Dr. Fernando Rocha, em representação da Presidente da Câmara de Matosinhos. O interesse do prelado ficou patente nas perguntas que foi fazendo, tendo concordado que sendo obras de reabilitação são mais demoradas, pois obrigam à tomada de decisões, tantas vezes em função de imprevistos.
Por mais que uma vez verbalizou a sua satisfação pela parceria e colaboração entre a Câmara Municipal e a Paróquia. “Fico muito satisfeito pela colaboração entre as duas instituições que aqui vejo a tomar forma”.
Das salas de catequese, à sala “café-concerto”, auditório e instalações do cartório paroquial, o senhor D. Manuel Linda apreciou todos os pormenores e ouviu com interesse todas as explicações.
No final da visita, o senhor Bispo do Porto parabenizou a paróquia, na pessoa do padre Francisco, pelo conjunto de obras de recuperação do património religioso de Leça da Palmeira, ao longo dos 7 anos que leva de pároco e elogiou a obra em curso no Salão Paroquial, que não sendo luxuosa, considerou muito bem pensada, e que irá dotar Leça da Palmeira de uma valência importante do ponto de vista religioso e cultural.
Pelas 19h30, D. Manuel Linda partiu de regresso ao Paço Episcopal.
O Bispo do Porto esteve presente em Leça da Palmeira, tão presente que se tornou tão próximo. A sua afabilidade, a palavra amável, o seu incentivo alegrou a Comunidade Leceira, reforçou a fé cristã e revigorou a militância apostólica dos fiéis.
(texto de Marina Ribeiro)