Visita Pastoral a Amarante: animar mutuamente na fé

Antes da apresentação da Visita Pastoral às paróquias presentes no auditório do Centro Pastoral de Amarante na noite de 26 de setembro, D. Manuel Linda e seus bispos auxiliares encontraram-se com os jornalistas para explicar este importante evento eclesial em conferência de imprensa.

Palavras de boas-vindas e de agradecimento dos bispos presentes e, em particular, do bispo do Porto que afirmou ser a Visita Pastoral um momento para “nos animarmos mutuamente na fé”. Uma visita que o bispo faz, não para inspecionar, mas sim com o objetivo do “encontro com as comunidades cristãs”.

Em particular, D. Manuel Linda esclareceu que ”os bispos sozinhos, fora da Igreja, não existem”, declarando que “ninguém é bispo porque concorreu e encontrou um posto no mercado de trabalho” mas “exclusivamente porque a Igreja necessita” dele. “A Igreja é animada pelos bispos e o bispo sabe que só tem razão de existir no interior da Igreja” – afirmou o bispo do Porto.

O bispo do Porto referiu ainda que o “grande objetivo” de uma visita pastoral é “pararmos para analisar o presente e projetar o futuro” fazendo-o no contacto direto com todas as realidades eclesiais e sociais presentes na paróquia. Com uma atenção muito especial para o “diálogo com os jovens” – apontou.

D. Manuel Linda sublinhou, especialmente, que com a visita pastoral o bispo procura “não deixar a paróquia como está” mas tenta lançar algum “processo” que permita que aquela comunidade específica possa “corresponder melhor àquilo que o Espírito nos pede neste contexto” – frisou o bispo do Porto.

Recordemos que a Vigararia de Amarante é marcada pela sua dispersão geográfica, organizada em 42 paróquias, das quais uma está integrada na Vigararia de Baião, paróquia de Carneiro. Duas paróquias pertencem ao Concelho de Marco de Canavezes, paróquias de Santa Eulália do Banho e S. Romão de Carvalhosa e uma ao Concelho de Penafiel, paróquia do Divino Salvador de Castelões de Recezinhos. Servem esta Vigararia 16 sacerdotes, estando 13 no ativo e 3 em merecido tempo de repouso. Serve também esta Vigararia 1 diácono permanente. Segundo o Censos de 2011 vivem nesta região mais de 58 mil pessoas.