
Com apresentação de D. Manuel Clemente a Santa Casa da Misericórdia do Porto publica solenemente pelas 18 horas de quinta feira 27 de setembro, na sua igreja privativa da rua das Flores, no Porto, a obra “Sob o manto de Misericórdia”, um percurso histórico da instituição. Recordamos as palavras de divulgação do acontecimento.
Em março de 2013, a Misericórdia do Porto e o Centro de Estudos de História Religiosa celebraram um protocolo com o intuito de encetar o desenvolvimento de um ambicioso projeto de investigação e de publicação de uma obra que versasse sobre a História desta Santa Casa até à atualidade. Quase três anos de profundos estudos, efetuados por mais de 30 investigadores, culminaram na produção desta obra, organizada em quatro volumes, que abarcam o percurso desta instituição desde a sua fundação em 1499 até aos nossos dias. Dada a importância desta Misericórdia, esta publicação aborda não apenas a sua história, como a da cidade do Porto e do país.
Esta iniciativa resultou da vontade do Provedor da Misericórdia do Porto, António Tavares, com o apoio do Mesário do Culto e Cultura da instituição, Francisco Ribeiro da Silva. Na verdade, a anterior iniciativa de compilação de uma História, remonta aos anos 20 do século passado. Este projeto foi, também, impulsionado pelo, então Bispo do Porto, hoje Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, que fará a apresentação da obra.
O objetivo primordial pretende que exista uma reflexão histórica sobre uma realidade (a instituição, com as suas estruturas, personagens, dinamismos), potenciando o seu conhecimento e projetando a continuidade da investigação. Daí o seu subtítulo conter a palavra “contributos”, não porque seja tímida ou limitada, mas porque pretende incentivar a reflexão e a problematização do já conhecido.
Assume, por isso, uma orientação de pendor claramente de investigativo, com a preocupação de ser compreensível e acessível ao público em geral.