Paróquias de Codal e Vila Chã na Peregrinação Internacional de Acólitos

De 30 de Julho a 03 de Agosto de 2018, 11 acólitos das Paróquias de Codal e Vila Chã participaram na Peregrinação Internacional de Acólitos a Roma e, juntamente com o Sr. Pe. Araújo e alguns pais, viveram momentos que jamais irão esquecer.

Sob o tema “Procura a Paz e segue os seus passos”, esta peregrinação juntou em Roma cerca de 80.000 Acólitos de todo o mundo, 326 de Portugal, sendo 11 de Vale de Cambra.

Estes acólitos, prepararam esta peregrinação em dois anos de muito trabalho, procurando angariar fundos para custear a viagem com venda de bolos, teatros, tômbolas, rifas, etc. e juntos, conseguiram realizar o sonho e voar até Roma e estar com o Papa Francisco.

Tiveram a oportunidade de visitar as principais Basílicas (S. Pedro, S. João de Latrão, S. Paulo, ect.) as várias praças e seus monumentos, provar os maravilhosos gelados, conviver com Acólitos de outras nacionalidades e trocar experiências.

Do Encontro com o Papa Francisco, na Praça de S. Pedro, trouxeram um pedido especial, um mandato que irão tentar colocar em prática. O Papa Francisco pediu a cada Acólito que trabalhe em favor da Paz, a começar na casa de cada um, nas famílias, nas paróquias, na escola ou no trabalho. E durante a Celebração de Vésperas, pediu para que todos juntos rezássemos pela Paz no mundo, e durante um longo minuto, o silêncio imperou naquela praça e foi incrível, 80.000 acólitos unidos, em comunhão com a Igreja e a dizer “sim” ao que o Papa pediu, um silêncio tão bom, que até foi de arrepiar.

A Paula, a responsável pelo grupo, foi escolhida para representar Portugal, no coro da celebração internacional, e teve a graça de estar mais perto e poder “tocar” no Papa Francisco.

“Ter a oportunidade de estar naquele lugar, fazer parte do coro e viver o encontro de uma forma diferente foi sem dúvida marcante para mim, queria que o meu grupo estivesse ali comigo, mas não foi possível. E sim, cantar para o Papa, tocar nele, sentir naquela pessoa a presença de Deus, é algo que irei guardar para sempre. E agradeço ao SNA, na pessoa do Pe. Luís Leal, por se ter lembrado de mim e pela confiança depositada, não apenas naquela celebração, mas também nas outras, onde fui solista nas Eucaristias dos peregrinos Portugueses, tanto na Igreja de Santo António dos Portugueses como na Igreja de S. Tarcísio” – disse.

Os acólitos de Codal e Vila Chã, agradecem, a todos os que ajudaram, desde os pais, às empresas, às comunidades paroquiais de Codal e Vila Chã, ao Sr. Pe. Araújo. Porque sem a ajuda de todos não seria possível.

Esta peregrinação foi um encontro com o Papa Francisco, em que ele nos acolheu, nos ensinou, abençoou e nos enviou a sermos servidores da Paz, nesta alegria de sermos Acólitos amigos de Jesus.

(inf: Paula Pinto – Acólitos de Codal e Vila Chã)