Bispo de Angra publicou nota pastoral

Na passada sexta-feira, dia 14 de setembro, o bispo de Angra e Ilhas dos Açores, D. João Lavrador, publicou uma nota pastoral com o título: “Comunidade Evangelizada em comunhão missionária”. Trata-se de um texto para o novo ano pastoral e que chama à participação, em particular, os jovens: “

Após o I Congresso diocesano de jovens que foi tão rico na sua experiência e nas suas conclusões e em sintonia com o sínodo dos Bispos sobre os jovens, teremos de privilegiar a participação dos jovens nas comunidades cristãs.” – escreve D. João Lavrador, na sua nota pastoral. O prelado afi rma ainda que “realçando a pastoral juvenil estamos a fortalecer também a pastoral familiar, a pastoral vocacional, a pastoral universitária, a pastoral social e a presença da Igreja nas escolas.

Todas estas áreas da vida pastoral se interligam e se implicam num exercício pastoral articulado” – afirma. D. João Lavrador recorda o pensamento do Beato Paulo VI assinalando que para ele “os jovens” não eram “apenas destinatários da evangelização mas são também os verdadeiros agentes”. “Na verdade a Igreja põe grandes esperanças na sua participação na missão evangelizadora junto dos jovens de hoje” – diz o bispo de Angra.

“Estamos numa época que lança profundos desafios à Igreja mas é igualmente uma hora de muita esperança. A resposta pastoral só poderá vir de todos os baptizados, cada um segundo a vocação que lhe é própria, conscientes de que aos leigos pertence, como peculiar, a evangelização do mundo.”

“Colocamos o nosso ano pastoral com todos os seus projectos e acções sob a protecção e bênção de Nossa Senhora Mãe e Rainha dos Açores para que oriente a Igreja diocesana, em todas as suas comunidades e cristãos pelas sendas da evangelização do mundo de hoje” – conclui D. João Lavrador na sua nota pastoral agora publicada.