
No sábado dia 8 de setembro foi apresentado no Centro Paulo VI, em Fátima, numa Sala João Paulo II completamente cheia, um novo guia para noivos e famílias publicado pela Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio (CPM). O titulo original do livro é: “Caminhada em Matrimónio, um guia para noivos e famílias”.
Em declarações à Agência Ecclesia o casal responsável nacional deste movimento, Joaquim Valente e Diná Rocha, afirmou querer que “este guião esteja disponível quer para os jovens quer para os casais que já estão casados, ou civilmente ou pela Igreja Católica. Uns para rever a sua vida e outros para iniciar uma caminhada que pode vir a culminar numa dinâmica de família diferente”.
Com este livro inicia-se agora um trabalho de apresentação deste contributo às estruturas de pastoral familiar das dioceses e aos sacerdotes que com elas trabalham. Este documento tenta melhorar o método CPM, alargando o seu âmbito também às famílias, e procurando inspirar-se na Exortação Apostólica do Papa Francisco “A alegria do amor”.
Na apresentação deste livro esteve D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Comissão Episcopal para o Laicado e Família que salientou a importância da conjugação de três verbos no trabalho com os noivos e famílias que contactam com o CPM: acolher, ajudar e acompanhar.
Por sua vez, a Dra. Isabel Figueiredo, Diretora de Conteúdos Religiosos da Rádio Renascença, que foi uma das oradoras desta apresentação, sublinhou a “escrita clara” do documento assinalando ser este um rico e interessante “instrumento” para uma caminho que “dá muito trabalho”: o de “manter o amor” – afirmou.
O outro orador desta apresentação foi o Dr. Filipe Almeida, médico pediatra e professor da Faculdade de Medicina do Porto, que salientou ser o novo livro do CPM uma metodologia que revela o “dinamismo do matrimónio” e que, no diálogo do casal, promove um “estar aqui para te amar e não por te amar” – disse.
Destaque para a presença dos assistentes nacional e internacional dos CPM, os padres Paulo Rocha e Fernando Pascoal, respetivamente, que dirigiram a todos palavras de confiança e de estímulo para o grande desafio que este novo livro representa para todos os casais do movimento. O painel de apresentação deste livro dos CPM teve como moderador o diretor adjunto da Voz Portucalense, Rui Saraiva.
RS