Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos

Inscrições neste mês no Centro de Cultura Católica, Porto

Uma das riquezas da renovação conciliar da Liturgia, foi ajudar-nos a compreendê-la e a vivê-la como ação de Cristo que associa a Si a Igreja. Esta dimensão comunitária da ação litúrgica tem a sua expressão visível numa mais intensa e extensa participação do povo de Deus, na diversidade de ministérios que nela atuam. A Liturgia não é só obra da Cabeça; é obra do Corpo de Cristo total, Cabeça e membros. Por isso urge desclericalizar também a Liturgia. Para tal é decisivo «cultivar», formar liturgicamente o povo santo dos batizados para que, no desempenho do seu sacerdócio real, participe nas ações sagradas de forma ativa, consciente e plena, concorrendo para a sua realização no desempenho cabal dos ministérios, serviços e funções que lhe competem e que a própria natureza da Liturgia postula.

Uma verdadeira ação pastoral não pode ignorar este imperativo: formação litúrgica sólida, orgânica, contínua. Às paróquias e comunidades cabe chamar e preparar aqueles cristãos necessários ao serviço da celebração litúrgica: acólitos, leitores, cantores, organistas, diretores do Canto, etc. Para ajudar as paróquias e comunidades em tão importante serviço, o Secretariado Diocesano de Liturgia criou a Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, hoje integrada no Centro de Cultura Católica do Porto. Atualmente ministra Cursos para Acólitos, Leitores, Salmistas e Músicos para a Liturgia (Salmistas, Organistas, Diretores de Coro). Os Cursos são lecionados aos sábados, de Outubro a Junho. A frequência das aulas é obrigatória. O aproveitamento dos alunos é objeto de avaliação, de acordo com a especificidade de cada disciplina. Dado que a Escola tem em vista a formação para ministérios litúrgicos, os alunos deverão ser apresentados pelos Párocos ou Reitores das Igrejas ou Superiores das Casas de Religiosos.

Há disciplinas comuns a todos os cursos, como Introdução à História da Salvação e Liturgia. Outras disciplinas são específicas de cada curso: os Acólitos frequentam também Movimento e Expressão Corporal, Arte e Liturgia, Introdução à Simbólica Litúrgica e Cerimonial; os Leitores têm as disciplinas específicas de Introdução à Sagrada Escritura, Arte de Dizer, Leitura em Coro, Leccionário e Proclamação Litúrgica; os Salmistas têm como próprias as disciplinas de Arte de Dizer e Proclamação Litúrgica, Canto, Educação Musical, Iniciação a um instrumento de tecla e Coro. O Curso de Música Litúrgica tem dois níveis: o Curso Introdutório (para capacitar os candidatos que ainda não tenham as competências requeridas para o Curso Geral) e o Curso Geral. No Curso Preparatório frequenta-se Educação Musical, Piano, Canto e Coro; o Curso Geral, para além das disciplinas comuns, tem como disciplinas próprias História da Música Sacra, Órgão, Harmonia, Direção coral e Coro. O Curso é essencialmente prático e criativo, característica, que decorre da própria natureza da celebração litúrgica.

As inscrições nos cursos antes referidos podem ainda fazer-se até 28 de setembro na secretaria do CCC (Casa da Torre da Marca – Rua D. Manuel II, 286 – 4050-344 PORTO – Tel. 226094639 – ccc@diocese-porto.pt; ccc.diocese-porto.pt), de segunda a sexta-feira das 15 às 19 horas e aos sábados das 9 às 13 horas. Os candidatos ao Curso de Música Litúrgica devem submeter-se a um teste de admissão a 29 de setembro. As aulas da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos começam a 6 de outubro. Mais informações podem ser obtidas nos folhetos que foram enviados para as paróquias e comunidades cristãs, na secretaria do CCC no horário indicado para as inscrições ou em ccc.diocese-porto.pt.

Ministros Extraordinários da Comunhão: encontros de formação

Recordamos aqui o calendário previsto para os encontros de formação permanente dos MECs:

Penafiel – Igreja Matriz de Bustelo: 23/09/2018, às 15h;

S. João da Madeira – Centro Paroquial: 25/09/2018, às 21h30;

S. Mamede de Infesta – Salão Paroquial: 26/09/2018, às 21h30;

Porto – Casa Diocesana de Vilar: 30/09/2018, às 15h;

S. Tirso – Colégio das Teresianas: 2/10/2018, às 21h;

Carvalhos – Seminário: 3/10/2018, às 21h30;

Amarante – Centro Pastoral: 14/10/2018, às 15h.